Educação a Distância e movimentos de aprendizagem: entre VMTcG, Moodle e circunferências
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12239 |
Resumo: | A proposta desse artigo é analisar um processo de aprendizagem, vivenciado em espaços virtuais de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), por uma universidade pública. Os dados da pesquisa foram produzidos em uma pesquisa de doutorado, envolvendo o planejamento e desenvolvimento da disciplina, com oito estudantes do 6º semestre do curso. Os dados foram construídos a partir dos registros das estudantes e do professor nos ambientes virtuais, organizados e propostos para a realização de tarefas matemáticas e pedagógicas durante o período de realização da disciplina. Neste artigo serão considerados dados produzidos por uma das alunas da turma, em um período da disciplina, em que se propôs uma tarefa matemática relacionada ao conceito de circunferência. Os pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa foram estudos sobre o “Estar Junto Virtual”, a Psicologia Cultural, e as atitudes de indivíduos em ambientes virtuais. Após análise de dados, se concluiu que houve aprendizagem do conhecimento matemático explorado na tarefa, a partir de movimentos de internalização e externalização provocados pela proposta de ensino do professor, e orientados pela atitude da aluna, potencial habitante dos ambientes virtuais da disciplina. |
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Educação a Distância e movimentos de aprendizagem: entre VMTcG, Moodle e circunferênciasA proposta desse artigo é analisar um processo de aprendizagem, vivenciado em espaços virtuais de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), por uma universidade pública. Os dados da pesquisa foram produzidos em uma pesquisa de doutorado, envolvendo o planejamento e desenvolvimento da disciplina, com oito estudantes do 6º semestre do curso. Os dados foram construídos a partir dos registros das estudantes e do professor nos ambientes virtuais, organizados e propostos para a realização de tarefas matemáticas e pedagógicas durante o período de realização da disciplina. Neste artigo serão considerados dados produzidos por uma das alunas da turma, em um período da disciplina, em que se propôs uma tarefa matemática relacionada ao conceito de circunferência. Os pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa foram estudos sobre o “Estar Junto Virtual”, a Psicologia Cultural, e as atitudes de indivíduos em ambientes virtuais. Após análise de dados, se concluiu que houve aprendizagem do conhecimento matemático explorado na tarefa, a partir de movimentos de internalização e externalização provocados pela proposta de ensino do professor, e orientados pela atitude da aluna, potencial habitante dos ambientes virtuais da disciplina.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1223910.34179/revisem.v5i1.12239Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 109 - 130Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 109 - 130Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 109 - 130Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 109 - 1302525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12239/10409Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScherer, SuelyFernandes, Frederico2020-04-26T18:54:37Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12239Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:54:37Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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