Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabio Menezes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giraldo, Victor, Quintaneiro, Wellerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13055
Resumo: This paper addresses a collective of teachers that emerged and is maintained at the school where they work. Our goal is to reflect on this collective in the context of ways interaction between members and on how these ways are related with their professional development. The data production involved observation of group meetings and individual interviews. Our results indicate the characterization of the a group as a Community of Practice, in which the dimensions of identity and vulnerability, are related, respectively, with the following aspects of professional development: recognition of the school as an environment of knowledge production, reflections on content knowledge for teaching. Keywords: Communities of Practice. Teaching Identity. Teachers’ Professionality.
id UFS-6_ed12b171f8ca3f3bdab641bc41c1438b
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/13055
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docenteThis paper addresses a collective of teachers that emerged and is maintained at the school where they work. Our goal is to reflect on this collective in the context of ways interaction between members and on how these ways are related with their professional development. The data production involved observation of group meetings and individual interviews. Our results indicate the characterization of the a group as a Community of Practice, in which the dimensions of identity and vulnerability, are related, respectively, with the following aspects of professional development: recognition of the school as an environment of knowledge production, reflections on content knowledge for teaching. Keywords: Communities of Practice. Teaching Identity. Teachers’ Professionality.Este artigo aborda um coletivo de professoras que surgiu e se mantém na escola em que trabalham. Nosso objetivo é refletir sobre esse coletivo no contexto dos modos de interação entre as membras e como esses se relacionam com seu desenvolvimento profissional. A produção de dados se deu por meio da observação de encontros do grupo e de entrevistas individuais. Nossos resultados indicam a caracterização do grupo como uma Comunidade de Prática, em que as dimensões de identidade e de vulnerabilidade, se relacionam, respectivamente, com os seguintes aspectos de desenvolvimento profissional: reconhecimento da escola como espaço de produção de conhecimento, reflexões sobre saberes de conteúdo matemático para o ensino. Palavras-chave: Comunidades de Prática. Identidade Docente. Profissionalidade Docente.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1305510.34179/revisem.v5i2.13055Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-2852525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13055/10900Copyright (c) 2020 Fabio Menezes Silva, Victor Giraldo, Wellerson Quintaneirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabio MenezesGiraldo, VictorQuintaneiro, Wellerson2020-09-19T17:59:43Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/13055Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T17:59:43Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
title Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
Silva, Fabio Menezes
title_short Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
title_full Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
title_sort Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente
author Silva, Fabio Menezes
author_facet Silva, Fabio Menezes
Giraldo, Victor
Quintaneiro, Wellerson
author_role author
author2 Giraldo, Victor
Quintaneiro, Wellerson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabio Menezes
Giraldo, Victor
Quintaneiro, Wellerson
description This paper addresses a collective of teachers that emerged and is maintained at the school where they work. Our goal is to reflect on this collective in the context of ways interaction between members and on how these ways are related with their professional development. The data production involved observation of group meetings and individual interviews. Our results indicate the characterization of the a group as a Community of Practice, in which the dimensions of identity and vulnerability, are related, respectively, with the following aspects of professional development: recognition of the school as an environment of knowledge production, reflections on content knowledge for teaching. Keywords: Communities of Practice. Teaching Identity. Teachers’ Professionality.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13055
10.34179/revisem.v5i2.13055
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13055
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.13055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13055/10900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fabio Menezes Silva, Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fabio Menezes Silva, Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 266-285
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460705153024