O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla |
id |
UNICAMP-30_6ab8b446284fe443b581f87a25ebb882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::381325 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professoresThe collective work teachers : contributions to the teacher's professional developmentProfessores - FormaçãoCurrículos - AvaliaçãoFormação profissionalTrabalho coletivoTeacher's educationCurriculumCollective workOccupational trainingOrientador: Ana Maria Falcão de Aragão SadallaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho discute a temática desenvolvimento profissional docente focalizando o trabalho coletivo como recorte de análise. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos que promovem o desenvolvimento profissional dos professores. Para tanto, foi narrada a experiência de trabalho coletivo vivenciada por um grupo de trabalho (GT) de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva, localizada no Jardim Londres, em Campinas/SP, que participam do Projeto Escola Singular: Ações Plurais, que conta com o financiamento da FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Trata-se de um grupo formado por 12 participantes, sendo: 02 professores pertencentes à Universidade Estadual de Campinas e seus 02 orientandos de Mestrado, 05 professores que lecionam no ensino de 1ª a 4ª séries, bem como a equipe gestora da unidade escolar (direção, vice-direção e orientação pedagógica). Os encontros semanais, com duração de 02 horas, audiogravados e transcritos, foram analisados a partir das verbalizações dos participantes, sob a luz do fundamento do Paradigma Indiciário. Em decorrência desta análise, foram identificados dois eixos temáticos que se revelaram ser de natureza distinta. O primeiro refere-se aos momentos que os professores explicitam a importância de trabalharem coletivamente, desvelando a interdependência e a colaboração entre pares como elementos essenciais do trabalho coletivo. Já o segundo eixo temático está relacionado com as implicações do trabalho coletivo, que são as possibilidades de aprendizagens que o coletivo pode proporcionar: circulação de conhecimentos e instigação da organização da escola de forma a compreendê-la como espaço de potencialização do desenvolvimento profissional docenteAbstract: This paper discusses the teacher professional development thematic with the focus on the collective work as an analysis indenture. All these things considered, this research had the intent to identify and to analyze the elements that are promoting the teacher's professional development. For this, the experience of a collective work that have been lived for a work group (WG) of teachers in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva, at the Jardim Londres in Campinas/SP, which are participating of the Projeto Escola Singular Ações Plurais, supported by FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, was narrated. That is a group composed for 12 members, being: 02 teachers from the Universidade Estadual de Campinas and their 02 master¿s degree disciples, 05 teachers who teaches at 1st until 4th series in the elementary education, as well as the manager team from that scholar unity (school principal, school principal substitute and educational guidance). The weekly meetings, with two hours duration, by recorded audio and transcripted, had been analyzed from the participant¿s verbalizations, on the torch of learning of the Indictiary Paradigm. As a consequence from this analysis two thematic axes have been revealed being of distinct nature. The first is relative to the moments that the teachers make explicit the importance of being working collectively, perceiving the interdependence and the collaboration among pairs like essential elements from the collective work. The second thematic axis is related with the collective work implications, which are the learning possibilities that the collective work can proportionate: knowledge circulation and the instigation of the school organization to comprise it like a space which potentize the teacher professional developmentMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Varani, AdrianaPrado, Guilherme do Val ToledoMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da SilvaRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVicentini, Adriana Alves Fernandes, 1978-20062006-09-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633VICENTINI, Adriana Alves Fernandes. O trabalho coletivo docente: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. 2006. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381325porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:40:59Zoai::381325Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:40:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores The collective work teachers : contributions to the teacher's professional development |
title |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores |
spellingShingle |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores Vicentini, Adriana Alves Fernandes, 1978- Professores - Formação Currículos - Avaliação Formação profissional Trabalho coletivo Teacher's education Curriculum Collective work Occupational training |
title_short |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores |
title_full |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores |
title_fullStr |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores |
title_full_unstemmed |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores |
title_sort |
O trabalho coletivo docente : contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores |
author |
Vicentini, Adriana Alves Fernandes, 1978- |
author_facet |
Vicentini, Adriana Alves Fernandes, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Varani, Adriana Prado, Guilherme do Val Toledo Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Soligo, Ângela Fátima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicentini, Adriana Alves Fernandes, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Currículos - Avaliação Formação profissional Trabalho coletivo Teacher's education Curriculum Collective work Occupational training |
topic |
Professores - Formação Currículos - Avaliação Formação profissional Trabalho coletivo Teacher's education Curriculum Collective work Occupational training |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-09-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633 VICENTINI, Adriana Alves Fernandes. O trabalho coletivo docente: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. 2006. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633. Acesso em: 27 fev. 2025. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VICENTINI, Adriana Alves Fernandes. O trabalho coletivo docente: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. 2006. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 162p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951645978066944 |