Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/5502 |
Resumo: | The customer focus can be disclosed in some levels of the organization, therefore it is considered that it is possible to study it from a cultural point of view, through the specific analysis of behaviors that reflect definitive values, beliefs and norms. Indeed the question of the influence of the national culture on the organization still demand a bigger amount of empirical studies so that it can better be understood. This article intends to explore some of the inter-relations between customer focus, organizational culture and national culture through the proposal of a theoretical model. |
id |
UFSC-15_0c037d3422dc84f57e47503b376f6cee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/5502 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modeloInter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modeloThe customer focus can be disclosed in some levels of the organization, therefore it is considered that it is possible to study it from a cultural point of view, through the specific analysis of behaviors that reflect definitive values, beliefs and norms. Indeed the question of the influence of the national culture on the organization still demand a bigger amount of empirical studies so that it can better be understood. This article intends to explore some of the inter-relations between customer focus, organizational culture and national culture through the proposal of a theoretical model.A orientação para o cliente pode se manifestar em vários níveis da organização, por isso considera-se que é possível estudá-la de um ponto de vista cultural, por meio da análise específica de comportamentos que refletem determinados valores, crenças e normas. Além disso, constata-se que, do ponto de vista estratégico, a cultura de orientação para o cliente pode ser uma vantagem competitiva para as organizações. Finalmente, a questão da influência da cultura nacional sobre a organização ainda demanda uma quantidade maior de estudos empíricos para que possa ser compreendida melhor. Este artigo pretende explorar algumas das inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional por meio da proposição de um modelo teórico.Universidade Federal de Santa Catarina2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/550210.5007/%xRevista de Ciências da Administração; V. 5, n. 10, jul./dez. de 2003; 75-922175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/5502/4956Révillion, Anya Sartori Piatnickiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/5502Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:50Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
title |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
spellingShingle |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo Révillion, Anya Sartori Piatnicki |
title_short |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
title_full |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
title_fullStr |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
title_full_unstemmed |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
title_sort |
Inter-relações entre orientação para o cliente, cultura organizacional e cultura nacional: proposta de um modelo |
author |
Révillion, Anya Sartori Piatnicki |
author_facet |
Révillion, Anya Sartori Piatnicki |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Révillion, Anya Sartori Piatnicki |
description |
The customer focus can be disclosed in some levels of the organization, therefore it is considered that it is possible to study it from a cultural point of view, through the specific analysis of behaviors that reflect definitive values, beliefs and norms. Indeed the question of the influence of the national culture on the organization still demand a bigger amount of empirical studies so that it can better be understood. This article intends to explore some of the inter-relations between customer focus, organizational culture and national culture through the proposal of a theoretical model. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/5502 10.5007/%x |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/5502 |
identifier_str_mv |
10.5007/%x |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/5502/4956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; V. 5, n. 10, jul./dez. de 2003; 75-92 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435140863164416 |