Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924 |
Resumo: | A orientação ao cliente é princípio essencial do conceito de Marketing desde sua criação nos anos 1950. Hoje, é necessário que todos os empregados incorporem essa crença em seus comportamentos, pois percebem que agir assim é explicitamente comunicado pela própria cultura organizacional. Este trabalho utiliza análise fatorial em pesquisa com 250 sujeitos para identificar construtos culturais que, quando presentes em uma organização, efetivamente apóiam uma orientação ao cliente, promovendo um diálogo entre Marketing, Gestão de Pessoas e Comunicação. |
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Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura OrganizacionalOrientação para o cliente, Comunicação e Cultura OrganizacionalOrientação para o cliente, Comunicação e Cultura OrganizacionalCultura Organizacional. Motivação. Orientação para o cliente. Comunicação.Cultura Organizacional. Motivación. Orientación al cliente. Comunicación.Organizational Culture. Motivation. Client orientation. Communication.A orientação ao cliente é princípio essencial do conceito de Marketing desde sua criação nos anos 1950. Hoje, é necessário que todos os empregados incorporem essa crença em seus comportamentos, pois percebem que agir assim é explicitamente comunicado pela própria cultura organizacional. Este trabalho utiliza análise fatorial em pesquisa com 250 sujeitos para identificar construtos culturais que, quando presentes em uma organização, efetivamente apóiam uma orientação ao cliente, promovendo um diálogo entre Marketing, Gestão de Pessoas e Comunicação.Client orientation has been a major Marketing principle since its creation in the 1950s. Presently it is necessary that all employees be committed to this belief, merging it into their professional behavior, to the extent that they perceive that acting in this way is explicitly communicated by the organizational culture in itself. This paper applies factor analysis to a survey with 250 respondents aimed at identifying cultural concepts associated with client orientation, promoting a dialogue between Marketing, People Management and Communication.La orientación al cliente es un principio esencial del concepto de Marketing desde su creación, en la década de 1950. Hoy es necesario que todos los empleados incorporen esta creencia a sus comportamientos, pues se percibe que actuar así es comunicado explícitamente por la propia cultura de la organización. Se utiliza el análisis factorial aplicado a una investigación con 250 personas para identificar construcciones culturales que, cuando se encuentran en una organización, efectivamente dan apoyo a una orientación al cliente y promueven un diálogo entre el Marketing, la Gestión de Personal y la Comunicación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13892410.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924Organicom; v. 4 n. 6 (2007): Comunicação de risco e crise: prevenção e gerenciamento; 26-472238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924/134272Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCoda, RobertoSilva, Ana Carolina Maciel daGarcia, Mauro NevesSilva, Dirceu da2017-10-27T10:42:51Zoai:revistas.usp.br:article/138924Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:19.268965Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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