Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coda, Roberto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Ana Carolina Maciel da, Garcia, Mauro Neves, Silva, Dirceu da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924
Resumo: A orientação ao cliente é princípio essencial do conceito de Marketing desde sua criação nos anos 1950. Hoje, é necessário que todos os empregados incorporem essa crença em seus comportamentos, pois percebem que agir assim é explicitamente comunicado pela própria cultura organizacional. Este trabalho utiliza análise fatorial em pesquisa com 250 sujeitos para identificar construtos culturais que, quando presentes em uma organização, efetivamente apóiam uma orientação ao cliente, promovendo um diálogo entre Marketing, Gestão de Pessoas e Comunicação.
id USP-72_5661398900013a513026d7d6e795075f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138924
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura OrganizacionalOrientação para o cliente, Comunicação e Cultura OrganizacionalOrientação para o cliente, Comunicação e Cultura OrganizacionalCultura Organizacional. Motivação. Orientação para o cliente. Comunicação.Cultura Organizacional. Motivación. Orientación al cliente. Comunicación.Organizational Culture. Motivation. Client orientation. Communication.A orientação ao cliente é princípio essencial do conceito de Marketing desde sua criação nos anos 1950. Hoje, é necessário que todos os empregados incorporem essa crença em seus comportamentos, pois percebem que agir assim é explicitamente comunicado pela própria cultura organizacional. Este trabalho utiliza análise fatorial em pesquisa com 250 sujeitos para identificar construtos culturais que, quando presentes em uma organização, efetivamente apóiam uma orientação ao cliente, promovendo um diálogo entre Marketing, Gestão de Pessoas e Comunicação.Client orientation has been a major Marketing principle since its creation in the 1950s. Presently it is necessary that all employees be committed to this belief, merging it into their professional behavior, to the extent that they perceive that acting in this way is explicitly communicated by the organizational culture in itself. This paper applies factor analysis to a survey with 250 respondents aimed at identifying cultural concepts associated with client orientation, promoting a dialogue between Marketing, People Management and Communication.La orientación al cliente es un principio esencial del concepto de Marketing desde su creación, en la década de 1950. Hoy es necesario que todos los empleados incorporen esta creencia a sus comportamientos, pues se percibe que actuar así es comunicado explícitamente por la propia cultura de la organización. Se utiliza el análisis factorial aplicado a una investigación con 250 personas para identificar construcciones culturales que, cuando se encuentran en una organización, efectivamente dan apoyo a una orientación al cliente y promueven un diálogo entre el Marketing, la Gestión de Personal y la Comunicación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13892410.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924Organicom; v. 4 n. 6 (2007): Comunicação de risco e crise: prevenção e gerenciamento; 26-472238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924/134272Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCoda, RobertoSilva, Ana Carolina Maciel daGarcia, Mauro NevesSilva, Dirceu da2017-10-27T10:42:51Zoai:revistas.usp.br:article/138924Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:19.268965Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
title Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
spellingShingle Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
Coda, Roberto
Cultura Organizacional. Motivação. Orientação para o cliente. Comunicação.
Cultura Organizacional. Motivación. Orientación al cliente. Comunicación.
Organizational Culture. Motivation. Client orientation. Communication.
title_short Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
title_full Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
title_fullStr Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
title_full_unstemmed Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
title_sort Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional
author Coda, Roberto
author_facet Coda, Roberto
Silva, Ana Carolina Maciel da
Garcia, Mauro Neves
Silva, Dirceu da
author_role author
author2 Silva, Ana Carolina Maciel da
Garcia, Mauro Neves
Silva, Dirceu da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coda, Roberto
Silva, Ana Carolina Maciel da
Garcia, Mauro Neves
Silva, Dirceu da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Organizacional. Motivação. Orientação para o cliente. Comunicação.
Cultura Organizacional. Motivación. Orientación al cliente. Comunicación.
Organizational Culture. Motivation. Client orientation. Communication.
topic Cultura Organizacional. Motivação. Orientação para o cliente. Comunicação.
Cultura Organizacional. Motivación. Orientación al cliente. Comunicación.
Organizational Culture. Motivation. Client orientation. Communication.
description A orientação ao cliente é princípio essencial do conceito de Marketing desde sua criação nos anos 1950. Hoje, é necessário que todos os empregados incorporem essa crença em seus comportamentos, pois percebem que agir assim é explicitamente comunicado pela própria cultura organizacional. Este trabalho utiliza análise fatorial em pesquisa com 250 sujeitos para identificar construtos culturais que, quando presentes em uma organização, efetivamente apóiam uma orientação ao cliente, promovendo um diálogo entre Marketing, Gestão de Pessoas e Comunicação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138924/134272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 4 n. 6 (2007): Comunicação de risco e crise: prevenção e gerenciamento; 26-47
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108409229312