Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Conceição Melo
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8110
Resumo: This article focus on the use of information technology as a support tool in the decision making process by mangers/owners of supermarkets in Aracaju. The objectives of this study are to analyse the use of computers, the level of commercial automation, the characteristics of the information generated but the system, the information flux and the evaluation/perception of this process by the managers/owners. It was seen that despite theuse of information technology is fundamental for the decision making process this technology do not represent yet, in the majority of the supermarkets of the study, as trategic or a differential competitive tool. KEYWORDS: Management information systems; Information technology; Retail
id UFSC-15_13b20702a511c411f9355808e2a6f50e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/8110
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercadosThis article focus on the use of information technology as a support tool in the decision making process by mangers/owners of supermarkets in Aracaju. The objectives of this study are to analyse the use of computers, the level of commercial automation, the characteristics of the information generated but the system, the information flux and the evaluation/perception of this process by the managers/owners. It was seen that despite theuse of information technology is fundamental for the decision making process this technology do not represent yet, in the majority of the supermarkets of the study, as trategic or a differential competitive tool. KEYWORDS: Management information systems; Information technology; RetailO presente artigo focaliza a utilização da tecnologia da informação como ferramenta de apoio à tomada de decisão pelo gerente/pro-prietário dos supermercados de Aracaju. Os objetivos do estudo são: analisar o estágio de informatização dos supermercados, o nível de automação comercial, as características da informação gerada pelo sistema de informação, o fluxo das informações e a avaliação/percepção desse processo pelos gerentes. Foi verificado que, apesar do uso da tecnologia da informação ser um instrumento básico para o apoio aos dirigentes no processo de tomada de decisão, essa tecnologia não representa ainda, na maioria dos estabelecimentos pesquisados, um instrumento estratégico e de diferencial competitivo.Universidade Federal de Santa Catarina2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/811010.5007/%xRevista de Ciências da Administração; V. 4, n. 7, jan./jun. de 2002; 69-802175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8110/7494Silva, Maria Conceição MeloTeixeira, Rivanda Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:51Zoai:periodicos.ufsc.br:article/8110Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:51Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
title Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
spellingShingle Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
Silva, Maria Conceição Melo
title_short Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
title_full Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
title_fullStr Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
title_full_unstemmed Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
title_sort Gerenciamento da tecnologia da informação para tomada de decisão em supermercados
author Silva, Maria Conceição Melo
author_facet Silva, Maria Conceição Melo
Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
author2 Teixeira, Rivanda Meira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Conceição Melo
Teixeira, Rivanda Meira
description This article focus on the use of information technology as a support tool in the decision making process by mangers/owners of supermarkets in Aracaju. The objectives of this study are to analyse the use of computers, the level of commercial automation, the characteristics of the information generated but the system, the information flux and the evaluation/perception of this process by the managers/owners. It was seen that despite theuse of information technology is fundamental for the decision making process this technology do not represent yet, in the majority of the supermarkets of the study, as trategic or a differential competitive tool. KEYWORDS: Management information systems; Information technology; Retail
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8110
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8110
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8110/7494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V. 4, n. 7, jan./jun. de 2002; 69-80
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141237506048