Estrutura de capital e divulgação voluntária de informações de responsabilidade social corporativa das empresas brasileiras
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p109 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo verificar se as divulgações voluntárias de informações de responsabilidade social corporativa influenciam a estrutura de capital das empresas listadas na BM&FBOVESPA, sob a ótica das teorias de Tradeoff e Pecking Order, no período de 2008 a 2012. A amostra foi composta pelas empresas não financeiras com informações disponíveis. Os dados foram coletados por meio de fontes secundárias. A análise foi feita com regressão múltipla de dados em painel desbalanceado com efeitos fixos. Os resultados mostram que a teoria de Pecking Order é quem dá sustentação à forma como as empresas adotam suas estruturas de capital. Com a inclusão da proxy de divulgação voluntária de informações de responsabilidade social corporativa no modelo de determinantes da estrutura de capital, foi observada uma relação positiva, indicando que as empresas que disponibilizam mais informações para o mercado conseguem mais facilmente captar recursos através de dívidas. |
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Estrutura de capital e divulgação voluntária de informações de responsabilidade social corporativa das empresas brasileirasEste estudo tem por objetivo verificar se as divulgações voluntárias de informações de responsabilidade social corporativa influenciam a estrutura de capital das empresas listadas na BM&FBOVESPA, sob a ótica das teorias de Tradeoff e Pecking Order, no período de 2008 a 2012. A amostra foi composta pelas empresas não financeiras com informações disponíveis. Os dados foram coletados por meio de fontes secundárias. A análise foi feita com regressão múltipla de dados em painel desbalanceado com efeitos fixos. Os resultados mostram que a teoria de Pecking Order é quem dá sustentação à forma como as empresas adotam suas estruturas de capital. Com a inclusão da proxy de divulgação voluntária de informações de responsabilidade social corporativa no modelo de determinantes da estrutura de capital, foi observada uma relação positiva, indicando que as empresas que disponibilizam mais informações para o mercado conseguem mais facilmente captar recursos através de dívidas.Universidade Federal de Santa Catarina2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p10910.5007/2175-8077.2016v18n45p109Revista de Ciências da Administração; V.18 N.45 Agosto de 2016; 109-1242175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p109/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Moisés AraújoSantos, Joséte Florencio dos2017-07-11T13:29:36Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37930Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2017-07-11T13:29:36Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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