Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p23 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Modelo de Planejamento que sirva de base para Participação Política em uma Campanha Eleitoral. Para o desenvolvimento do modelo, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de levantamento bibliográfico e documental assim como entrevistas não padronizadas. O levantamento do referencial teórico e a análise das entrevistas serviram de base para o desenvolvimento do modelo inicial de Planejamento da Participação Política objeto da pesquisa. Após sua elaboração, o modelo foi submetido novamente aos coordenadores de campanha e experts, para sua avaliação e validação por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para as entrevistas, utilizou-se uma amostra intencional com 8 profissionais da área: um (1) pesquisador, seis (6) Coordenadores de Campanha e um (1) Pesquisador e Coordenador de Campanha. Os entrevistados foram escolhidos devido à sua experiência e representatividade na área de estudo. Como resultado da pesquisa é apresentado neste trabalho um modelo formado por nove (9) campos: Levantamento, Posicionamento, Política, Organização, Finanças, Administração, Marketing, Mobilização e Avaliação. |
id |
UFSC-15_52ee945c8d2aeba0be47fbe2dbd752b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/26957 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoralEste estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Modelo de Planejamento que sirva de base para Participação Política em uma Campanha Eleitoral. Para o desenvolvimento do modelo, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de levantamento bibliográfico e documental assim como entrevistas não padronizadas. O levantamento do referencial teórico e a análise das entrevistas serviram de base para o desenvolvimento do modelo inicial de Planejamento da Participação Política objeto da pesquisa. Após sua elaboração, o modelo foi submetido novamente aos coordenadores de campanha e experts, para sua avaliação e validação por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para as entrevistas, utilizou-se uma amostra intencional com 8 profissionais da área: um (1) pesquisador, seis (6) Coordenadores de Campanha e um (1) Pesquisador e Coordenador de Campanha. Os entrevistados foram escolhidos devido à sua experiência e representatividade na área de estudo. Como resultado da pesquisa é apresentado neste trabalho um modelo formado por nove (9) campos: Levantamento, Posicionamento, Política, Organização, Finanças, Administração, Marketing, Mobilização e Avaliação.Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratório; Qualitativo; Entrevistas Sem-estruturadas;application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p2310.5007/2175-8077.2013v15n35p23Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 23-352175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p23/24335Estrada, Rolando Juan SolizBrito, Lucas CharãoVerardi, MarianeAlmeida, Ana Lourdes Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/26957Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
title |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
spellingShingle |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral Estrada, Rolando Juan Soliz |
title_short |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
title_full |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
title_fullStr |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
title_full_unstemmed |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
title_sort |
Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral |
author |
Estrada, Rolando Juan Soliz |
author_facet |
Estrada, Rolando Juan Soliz Brito, Lucas Charão Verardi, Mariane Almeida, Ana Lourdes Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Lucas Charão Verardi, Mariane Almeida, Ana Lourdes Nogueira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estrada, Rolando Juan Soliz Brito, Lucas Charão Verardi, Mariane Almeida, Ana Lourdes Nogueira |
description |
Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Modelo de Planejamento que sirva de base para Participação Política em uma Campanha Eleitoral. Para o desenvolvimento do modelo, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de levantamento bibliográfico e documental assim como entrevistas não padronizadas. O levantamento do referencial teórico e a análise das entrevistas serviram de base para o desenvolvimento do modelo inicial de Planejamento da Participação Política objeto da pesquisa. Após sua elaboração, o modelo foi submetido novamente aos coordenadores de campanha e experts, para sua avaliação e validação por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para as entrevistas, utilizou-se uma amostra intencional com 8 profissionais da área: um (1) pesquisador, seis (6) Coordenadores de Campanha e um (1) Pesquisador e Coordenador de Campanha. Os entrevistados foram escolhidos devido à sua experiência e representatividade na área de estudo. Como resultado da pesquisa é apresentado neste trabalho um modelo formado por nove (9) campos: Levantamento, Posicionamento, Política, Organização, Finanças, Administração, Marketing, Mobilização e Avaliação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Exploratório; Qualitativo; Entrevistas Sem-estruturadas; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p23 10.5007/2175-8077.2013v15n35p23 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p23 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2013v15n35p23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p23/24335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 23-35 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435142091046912 |