Consultoria Interna: inspirando-se em Argyris para uma ação mais eficaz
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p121 |
Resumo: | A consultoria interna surgiu a partir da necessidade das organizações de se manterem em processo permanente de renovação e vem se destacando nas últimas décadas pelo seu papel fundamental nos processos de mudança organizacional. A sua prática é baseada nos princípios da consultoria externa e se desenvolve sob um clima de conflitos, pressões e desgaste psicológico igual, se não superior, ao que se observa na consultoria externa. A partir da análise de três obras de Chris Argyris: Intervention theory and method: a behavioral science view (1970); Theory in Practice: increasing professional effectiveness (1974); e Maus conselhos, uma armadilha gerencial (2005), este ensaio teórico busca destacar contribuições valiosas que podem ajudar o consultor interno a superar os conflitos que caracterizam a sua atividade e a ter uma ação mais eficaz, criando um ambiente que favoreça o respeito, a confiança, a participação e a sinceridade, condições para gerar maior autonomia do cliente. |
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Consultoria Interna: inspirando-se em Argyris para uma ação mais eficazA consultoria interna surgiu a partir da necessidade das organizações de se manterem em processo permanente de renovação e vem se destacando nas últimas décadas pelo seu papel fundamental nos processos de mudança organizacional. A sua prática é baseada nos princípios da consultoria externa e se desenvolve sob um clima de conflitos, pressões e desgaste psicológico igual, se não superior, ao que se observa na consultoria externa. A partir da análise de três obras de Chris Argyris: Intervention theory and method: a behavioral science view (1970); Theory in Practice: increasing professional effectiveness (1974); e Maus conselhos, uma armadilha gerencial (2005), este ensaio teórico busca destacar contribuições valiosas que podem ajudar o consultor interno a superar os conflitos que caracterizam a sua atividade e a ter uma ação mais eficaz, criando um ambiente que favoreça o respeito, a confiança, a participação e a sinceridade, condições para gerar maior autonomia do cliente.Universidade Federal de Santa Catarina2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p12110.5007/2175-8077.2009v11n25p121Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 25, setembro/dezembro de 2009; 121-1502175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p121/12591Moura, Ana Lucia NevesFeitosa, Marcos Gilson Gomesde Souza, Bruno Campelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-25T18:22:08Zoai:periodicos.ufsc.br:article/13079Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2018-06-25T18:22:08Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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