Lógicas de ação de professores em administração: uma análise baseada na sociologia da ciência
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p64 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é iniciar um processo de explicitação, em base científica e numa perspectiva socioprofissional, das lógicas de ação e das estratégias utilizadas por professores de escolas de administração no Brasil. Com uma abordagem teórico-epistemológica, baseada na concepção de campo de Bourdieu e na sociologia pragmática francesa com Boltanski e Thévenot, foram realizadas entrevistas em profundidade e semiestruturadas com 20 docentes que atuam em escolas de administração, complementadas com a análise de documentos. Ao discutir as configurações e as categorias profissionais, a legitimação e o reconhecimento, as lógicas de ação por meio das habilidades sociais e estratégias no prisma das relações estabelecidas no cotidiano tornou-se possível iniciar uma reflexão crítica a respeito da posição do professor no campo. Foram identificadas duas configurações distintas – professor e professor-pesquisador – as quais apresentam estratégias competitivas e cooperativas diferentes. Legitimidade e reconhecimento, por exemplo, passam por estágios, títulos, espaços e “resultados” diferentes. Verificou-se, ainda, a presença de habilidades de natureza política e administrativa permeando o cotidiano. |
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Lógicas de ação de professores em administração: uma análise baseada na sociologia da ciênciaO objetivo deste artigo é iniciar um processo de explicitação, em base científica e numa perspectiva socioprofissional, das lógicas de ação e das estratégias utilizadas por professores de escolas de administração no Brasil. Com uma abordagem teórico-epistemológica, baseada na concepção de campo de Bourdieu e na sociologia pragmática francesa com Boltanski e Thévenot, foram realizadas entrevistas em profundidade e semiestruturadas com 20 docentes que atuam em escolas de administração, complementadas com a análise de documentos. Ao discutir as configurações e as categorias profissionais, a legitimação e o reconhecimento, as lógicas de ação por meio das habilidades sociais e estratégias no prisma das relações estabelecidas no cotidiano tornou-se possível iniciar uma reflexão crítica a respeito da posição do professor no campo. Foram identificadas duas configurações distintas – professor e professor-pesquisador – as quais apresentam estratégias competitivas e cooperativas diferentes. Legitimidade e reconhecimento, por exemplo, passam por estágios, títulos, espaços e “resultados” diferentes. Verificou-se, ainda, a presença de habilidades de natureza política e administrativa permeando o cotidiano.Universidade Federal de Santa Catarina2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p6410.5007/2175-8077.2016v18n45p64Revista de Ciências da Administração; V.18 N.45 Agosto de 2016; 64-782175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p64/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessServa, MaurícioPinheiro, Daniel MoraesMelo, DaniloMatarazzo, Gustavo2017-07-11T13:26:49Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40211Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2017-07-11T13:26:49Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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