A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo identificar o estado da arte da educação superior brasileira, presencial e a distância. Busca compreender o processo de expansão a partir da análise da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação. Aponta também os principais agentes responsáveis pela transformação ocorrida nos últimos anos, e identifica pelo menos três pilares importantes para esta expansão: 1) a expansão das universidades federais pelo REUNI; 2) o Programa Universidade para Todos – PROUNI; e 3) a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Destaque maior foi dado à educação a distância, tendo em vista que esta aparece como um elemento importantíssimo na interiorização e democratização do acesso à educação superior; sobretudo, quando utiliza recursos tecnológicos que permitem a socialização do saber. As conclusões mostram que a educação superior a distância vem crescendo em níveis exponenciais nos últimos anos, que é um processo irreversível e deverá contribuir com a formação profissional, permitindo um upgrade na vida social das pessoas. Além disso, os mecanismos de ação para a expansão devem contribuir para a elevação da qualidade de vida das pessoas, incrementando a competitividade em níveis nacional e internacional. A formação superior está se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de renovação social neste terceiro milênio, e as universidades estão assumindo seu papel e se transformando em vetores para a concretização de uma mudança social sem precedentes na história recente do Brasil. |
id |
UFSC-15_d6e5dccd8249773c20ce1630d65a6528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/12190 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no BrasilEste ensaio tem como objetivo identificar o estado da arte da educação superior brasileira, presencial e a distância. Busca compreender o processo de expansão a partir da análise da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação. Aponta também os principais agentes responsáveis pela transformação ocorrida nos últimos anos, e identifica pelo menos três pilares importantes para esta expansão: 1) a expansão das universidades federais pelo REUNI; 2) o Programa Universidade para Todos – PROUNI; e 3) a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Destaque maior foi dado à educação a distância, tendo em vista que esta aparece como um elemento importantíssimo na interiorização e democratização do acesso à educação superior; sobretudo, quando utiliza recursos tecnológicos que permitem a socialização do saber. As conclusões mostram que a educação superior a distância vem crescendo em níveis exponenciais nos últimos anos, que é um processo irreversível e deverá contribuir com a formação profissional, permitindo um upgrade na vida social das pessoas. Além disso, os mecanismos de ação para a expansão devem contribuir para a elevação da qualidade de vida das pessoas, incrementando a competitividade em níveis nacional e internacional. A formação superior está se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de renovação social neste terceiro milênio, e as universidades estão assumindo seu papel e se transformando em vetores para a concretização de uma mudança social sem precedentes na história recente do Brasil.Universidade Federal de Santa Catarina2009-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p27810.5007/2175-8077.2009v11n24p278Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 278-3042175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278/12624Melo, Pedro Antoniode Melo, Michelle BianchiniNunes, Rogério da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/12190Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
title |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
spellingShingle |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil Melo, Pedro Antonio |
title_short |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
title_full |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
title_fullStr |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
title_sort |
A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil |
author |
Melo, Pedro Antonio |
author_facet |
Melo, Pedro Antonio de Melo, Michelle Bianchini Nunes, Rogério da Silva |
author_role |
author |
author2 |
de Melo, Michelle Bianchini Nunes, Rogério da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Pedro Antonio de Melo, Michelle Bianchini Nunes, Rogério da Silva |
description |
Este ensaio tem como objetivo identificar o estado da arte da educação superior brasileira, presencial e a distância. Busca compreender o processo de expansão a partir da análise da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação. Aponta também os principais agentes responsáveis pela transformação ocorrida nos últimos anos, e identifica pelo menos três pilares importantes para esta expansão: 1) a expansão das universidades federais pelo REUNI; 2) o Programa Universidade para Todos – PROUNI; e 3) a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Destaque maior foi dado à educação a distância, tendo em vista que esta aparece como um elemento importantíssimo na interiorização e democratização do acesso à educação superior; sobretudo, quando utiliza recursos tecnológicos que permitem a socialização do saber. As conclusões mostram que a educação superior a distância vem crescendo em níveis exponenciais nos últimos anos, que é um processo irreversível e deverá contribuir com a formação profissional, permitindo um upgrade na vida social das pessoas. Além disso, os mecanismos de ação para a expansão devem contribuir para a elevação da qualidade de vida das pessoas, incrementando a competitividade em níveis nacional e internacional. A formação superior está se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de renovação social neste terceiro milênio, e as universidades estão assumindo seu papel e se transformando em vetores para a concretização de uma mudança social sem precedentes na história recente do Brasil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278 10.5007/2175-8077.2009v11n24p278 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2009v11n24p278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278/12624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 278-304 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435141296226304 |