A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pedro Antonio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Melo, Michelle Bianchini, Nunes, Rogério da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278
Resumo: Este ensaio tem como objetivo identificar o estado da arte da educação superior brasileira, presencial e a distância. Busca compreender o processo de expansão a partir da análise da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação. Aponta também os principais agentes responsáveis pela transformação ocorrida nos últimos anos, e identifica pelo menos três pilares importantes para esta expansão: 1) a expansão das universidades federais pelo REUNI; 2) o Programa Universidade para Todos – PROUNI; e 3) a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Destaque maior foi dado à educação a distância, tendo em vista que esta aparece como um elemento importantíssimo na interiorização e democratização do acesso à educação superior; sobretudo, quando utiliza recursos tecnológicos que permitem a socialização do saber. As conclusões mostram que a educação superior a distância vem crescendo em níveis exponenciais nos últimos anos, que é um processo irreversível e deverá contribuir com a formação profissional, permitindo um upgrade na vida social das pessoas. Além disso, os mecanismos de ação para a expansão devem contribuir para a elevação da qualidade de vida das pessoas, incrementando a competitividade em níveis nacional e internacional. A formação superior está se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de renovação social neste terceiro milênio, e as universidades estão assumindo seu papel e se transformando em vetores para a concretização de uma mudança social sem precedentes na história recente do Brasil.
id UFSC-15_d6e5dccd8249773c20ce1630d65a6528
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/12190
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no BrasilEste ensaio tem como objetivo identificar o estado da arte da educação superior brasileira, presencial e a distância. Busca compreender o processo de expansão a partir da análise da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação. Aponta também os principais agentes responsáveis pela transformação ocorrida nos últimos anos, e identifica pelo menos três pilares importantes para esta expansão: 1) a expansão das universidades federais pelo REUNI; 2) o Programa Universidade para Todos – PROUNI; e 3) a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Destaque maior foi dado à educação a distância, tendo em vista que esta aparece como um elemento importantíssimo na interiorização e democratização do acesso à educação superior; sobretudo, quando utiliza recursos tecnológicos que permitem a socialização do saber. As conclusões mostram que a educação superior a distância vem crescendo em níveis exponenciais nos últimos anos, que é um processo irreversível e deverá contribuir com a formação profissional, permitindo um upgrade na vida social das pessoas. Além disso, os mecanismos de ação para a expansão devem contribuir para a elevação da qualidade de vida das pessoas, incrementando a competitividade em níveis nacional e internacional. A formação superior está se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de renovação social neste terceiro milênio, e as universidades estão assumindo seu papel e se transformando em vetores para a concretização de uma mudança social sem precedentes na história recente do Brasil.Universidade Federal de Santa Catarina2009-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p27810.5007/2175-8077.2009v11n24p278Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 278-3042175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278/12624Melo, Pedro Antoniode Melo, Michelle BianchiniNunes, Rogério da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/12190Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
title A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
spellingShingle A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
Melo, Pedro Antonio
title_short A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
title_full A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
title_fullStr A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
title_full_unstemmed A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
title_sort A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil
author Melo, Pedro Antonio
author_facet Melo, Pedro Antonio
de Melo, Michelle Bianchini
Nunes, Rogério da Silva
author_role author
author2 de Melo, Michelle Bianchini
Nunes, Rogério da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Pedro Antonio
de Melo, Michelle Bianchini
Nunes, Rogério da Silva
description Este ensaio tem como objetivo identificar o estado da arte da educação superior brasileira, presencial e a distância. Busca compreender o processo de expansão a partir da análise da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação. Aponta também os principais agentes responsáveis pela transformação ocorrida nos últimos anos, e identifica pelo menos três pilares importantes para esta expansão: 1) a expansão das universidades federais pelo REUNI; 2) o Programa Universidade para Todos – PROUNI; e 3) a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Destaque maior foi dado à educação a distância, tendo em vista que esta aparece como um elemento importantíssimo na interiorização e democratização do acesso à educação superior; sobretudo, quando utiliza recursos tecnológicos que permitem a socialização do saber. As conclusões mostram que a educação superior a distância vem crescendo em níveis exponenciais nos últimos anos, que é um processo irreversível e deverá contribuir com a formação profissional, permitindo um upgrade na vida social das pessoas. Além disso, os mecanismos de ação para a expansão devem contribuir para a elevação da qualidade de vida das pessoas, incrementando a competitividade em níveis nacional e internacional. A formação superior está se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de renovação social neste terceiro milênio, e as universidades estão assumindo seu papel e se transformando em vetores para a concretização de uma mudança social sem precedentes na história recente do Brasil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278
10.5007/2175-8077.2009v11n24p278
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2009v11n24p278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p278/12624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 278-304
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141296226304