Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Franco,Gianfábio Pimentel, Leite,Marines Tambara, Pinno,Camila, Lima,Vera Márcia Lenhen, Saraiva,Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017
Resumo: Neste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.
id UFSC-17_035ee5a9e9529af5ac6d99807d710b54
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072011000200017
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúdeEnfermagemEducação em enfermagemPesquisa em enfermagemNeste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.2 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000200017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luiz Anildo Anacleto daFranco,Gianfábio PimentelLeite,Marines TambaraPinno,CamilaLima,Vera Márcia LenhenSaraiva,Noemipor2011-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000200017Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-07-15T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
title Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
spellingShingle Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
title_short Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
title_full Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
title_fullStr Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
title_full_unstemmed Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
title_sort Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
author Silva,Luiz Anildo Anacleto da
author_facet Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Franco,Gianfábio Pimentel
Leite,Marines Tambara
Pinno,Camila
Lima,Vera Márcia Lenhen
Saraiva,Noemi
author_role author
author2 Franco,Gianfábio Pimentel
Leite,Marines Tambara
Pinno,Camila
Lima,Vera Márcia Lenhen
Saraiva,Noemi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Franco,Gianfábio Pimentel
Leite,Marines Tambara
Pinno,Camila
Lima,Vera Márcia Lenhen
Saraiva,Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
description Neste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072011000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.2 2011
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118390336323584