Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017 |
Resumo: | Neste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde. |
id |
UFSC-17_035ee5a9e9529af5ac6d99807d710b54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072011000200017 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúdeEnfermagemEducação em enfermagemPesquisa em enfermagemNeste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.2 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000200017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luiz Anildo Anacleto daFranco,Gianfábio PimentelLeite,Marines TambaraPinno,CamilaLima,Vera Márcia LenhenSaraiva,Noemipor2011-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000200017Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-07-15T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
title |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
spellingShingle |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde Silva,Luiz Anildo Anacleto da Enfermagem Educação em enfermagem Pesquisa em enfermagem |
title_short |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
title_full |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
title_fullStr |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
title_full_unstemmed |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
title_sort |
Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde |
author |
Silva,Luiz Anildo Anacleto da |
author_facet |
Silva,Luiz Anildo Anacleto da Franco,Gianfábio Pimentel Leite,Marines Tambara Pinno,Camila Lima,Vera Márcia Lenhen Saraiva,Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Franco,Gianfábio Pimentel Leite,Marines Tambara Pinno,Camila Lima,Vera Márcia Lenhen Saraiva,Noemi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Luiz Anildo Anacleto da Franco,Gianfábio Pimentel Leite,Marines Tambara Pinno,Camila Lima,Vera Márcia Lenhen Saraiva,Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em enfermagem Pesquisa em enfermagem |
topic |
Enfermagem Educação em enfermagem Pesquisa em enfermagem |
description |
Neste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072011000200017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.2 2011 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118390336323584 |