Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517 |
Resumo: | Objetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas. |
id |
UNESP-8_a04d8485081042443ae41fad633a9c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000200517 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e SaúdeEnfermagemEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemObjetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas.UNESP2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0629info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luiz Anildo Anacleto daSoder,Rafael MarceloOliveski,Cínthia CristinaFrizzo,Mirian Natalipor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000200517Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-03-22T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
title |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
spellingShingle |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde Silva,Luiz Anildo Anacleto da Enfermagem Educação em Enfermagem Estudantes de Enfermagem |
title_short |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
title_full |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
title_fullStr |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
title_full_unstemmed |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
title_sort |
Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde |
author |
Silva,Luiz Anildo Anacleto da |
author_facet |
Silva,Luiz Anildo Anacleto da Soder,Rafael Marcelo Oliveski,Cínthia Cristina Frizzo,Mirian Natali |
author_role |
author |
author2 |
Soder,Rafael Marcelo Oliveski,Cínthia Cristina Frizzo,Mirian Natali |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Luiz Anildo Anacleto da Soder,Rafael Marcelo Oliveski,Cínthia Cristina Frizzo,Mirian Natali |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Estudantes de Enfermagem |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Estudantes de Enfermagem |
description |
Objetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522978074624 |