Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soder,Rafael Marcelo, Oliveski,Cínthia Cristina, Frizzo,Mirian Natali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517
Resumo: Objetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas.
id UNESP-8_a04d8485081042443ae41fad633a9c95
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000200517
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e SaúdeEnfermagemEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemObjetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas.UNESP2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0629info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luiz Anildo Anacleto daSoder,Rafael MarceloOliveski,Cínthia CristinaFrizzo,Mirian Natalipor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000200517Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-03-22T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
title Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
spellingShingle Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
title_short Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
title_full Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
title_fullStr Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
title_full_unstemmed Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
title_sort Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde
author Silva,Luiz Anildo Anacleto da
author_facet Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Soder,Rafael Marcelo
Oliveski,Cínthia Cristina
Frizzo,Mirian Natali
author_role author
author2 Soder,Rafael Marcelo
Oliveski,Cínthia Cristina
Frizzo,Mirian Natali
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Luiz Anildo Anacleto da
Soder,Rafael Marcelo
Oliveski,Cínthia Cristina
Frizzo,Mirian Natali
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
description Objetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622016.0629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958522978074624