Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viero,Cibelle Mello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Camponogara,Silviamar, Sari,Vanúzia, Erthal,Graciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000400005
Resumo: O estudo objetiva compreender a percepção de docentes enfermeiros sobre a atual problemática ambiental, no intuito de obter subsídios para reflexões sobre a formação profissional em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, realizada com docentes enfermeiros de um curso de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados de acordo com as etapas da análise de conteúdo. Os docentes possuem uma concepção de meio ambiente como espaço de interação e local para existência humana. Também têm clareza acerca dos impactos da atual problemática ambiental sobre a vida humana, e suas consequências, inclusive para a saúde das pessoas. Compreendem que sua responsabilidade, no que tange as demandas ambientais é grande, havendo um entrelaçamento entre a esfera individual e profissional. Conclui-se que essas questões devem fazer parte da prática educativa, na formação de enfermeiros, no sentido de possibilitar a conscientização dos futuros profissionais.
id UFSC-17_1f9eef101354f23be4e0e90e58c98661
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072012000400005
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagemEnfermagemEducação em enfermagemDocentes de enfermagemEcologiaMeio ambienteO estudo objetiva compreender a percepção de docentes enfermeiros sobre a atual problemática ambiental, no intuito de obter subsídios para reflexões sobre a formação profissional em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, realizada com docentes enfermeiros de um curso de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados de acordo com as etapas da análise de conteúdo. Os docentes possuem uma concepção de meio ambiente como espaço de interação e local para existência humana. Também têm clareza acerca dos impactos da atual problemática ambiental sobre a vida humana, e suas consequências, inclusive para a saúde das pessoas. Compreendem que sua responsabilidade, no que tange as demandas ambientais é grande, havendo um entrelaçamento entre a esfera individual e profissional. Conclui-se que essas questões devem fazer parte da prática educativa, na formação de enfermeiros, no sentido de possibilitar a conscientização dos futuros profissionais.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000400005Texto & Contexto - Enfermagem v.21 n.4 2012reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessViero,Cibelle MelloCamponogara,SilviamarSari,VanúziaErthal,Gracielepor2013-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072012000400005Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-01-08T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
title Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
spellingShingle Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
Viero,Cibelle Mello
Enfermagem
Educação em enfermagem
Docentes de enfermagem
Ecologia
Meio ambiente
title_short Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
title_full Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
title_fullStr Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
title_full_unstemmed Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
title_sort Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem
author Viero,Cibelle Mello
author_facet Viero,Cibelle Mello
Camponogara,Silviamar
Sari,Vanúzia
Erthal,Graciele
author_role author
author2 Camponogara,Silviamar
Sari,Vanúzia
Erthal,Graciele
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viero,Cibelle Mello
Camponogara,Silviamar
Sari,Vanúzia
Erthal,Graciele
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Docentes de enfermagem
Ecologia
Meio ambiente
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Docentes de enfermagem
Ecologia
Meio ambiente
description O estudo objetiva compreender a percepção de docentes enfermeiros sobre a atual problemática ambiental, no intuito de obter subsídios para reflexões sobre a formação profissional em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, realizada com docentes enfermeiros de um curso de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados de acordo com as etapas da análise de conteúdo. Os docentes possuem uma concepção de meio ambiente como espaço de interação e local para existência humana. Também têm clareza acerca dos impactos da atual problemática ambiental sobre a vida humana, e suas consequências, inclusive para a saúde das pessoas. Compreendem que sua responsabilidade, no que tange as demandas ambientais é grande, havendo um entrelaçamento entre a esfera individual e profissional. Conclui-se que essas questões devem fazer parte da prática educativa, na formação de enfermeiros, no sentido de possibilitar a conscientização dos futuros profissionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072012000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.21 n.4 2012
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391105978368