Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100227 |
Resumo: | RESUMO Partindo-se da premissa que o desenvolvimento profissional docente tem profunda relação com o exercício da docência, realizou-se um estudo de caso naturalístico, que objetivou analisar a percepção de professores enfermeiros atuantes em um curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento profissional docente e o exercício da docência. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, mediante aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, em que participaram 30 professores. Verificou-se que os professores enfermeiros entendem a função primordial da universidade pública como uma instituição social, consentem com a sua função hegemônica contemporânea, enquanto organização social e percebem a sua estrutura física, como elemento contribuinte para o desenvolvimento profissional docente. Compreendeu-se que o desenvolvimento profissional docente de professores enfermeiros universitários exerce influência sobre o exercício da docência. |
id |
EAA-1_b598edfe477748410dffe9edc5f29af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782021000100227 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeirosensinoeducação em enfermagemdocente de enfermagemprática do docente de enfermagemRESUMO Partindo-se da premissa que o desenvolvimento profissional docente tem profunda relação com o exercício da docência, realizou-se um estudo de caso naturalístico, que objetivou analisar a percepção de professores enfermeiros atuantes em um curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento profissional docente e o exercício da docência. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, mediante aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, em que participaram 30 professores. Verificou-se que os professores enfermeiros entendem a função primordial da universidade pública como uma instituição social, consentem com a sua função hegemônica contemporânea, enquanto organização social e percebem a sua estrutura física, como elemento contribuinte para o desenvolvimento profissional docente. Compreendeu-se que o desenvolvimento profissional docente de professores enfermeiros universitários exerce influência sobre o exercício da docência.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100227Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260036info:eu-repo/semantics/openAccessBorba,Kátia Pereira deClapis,Maria Josépor2022-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100227Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-09-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
title |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros Borba,Kátia Pereira de ensino educação em enfermagem docente de enfermagem prática do docente de enfermagem |
title_short |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
title_full |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
title_sort |
Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros |
author |
Borba,Kátia Pereira de |
author_facet |
Borba,Kátia Pereira de Clapis,Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Clapis,Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba,Kátia Pereira de Clapis,Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino educação em enfermagem docente de enfermagem prática do docente de enfermagem |
topic |
ensino educação em enfermagem docente de enfermagem prática do docente de enfermagem |
description |
RESUMO Partindo-se da premissa que o desenvolvimento profissional docente tem profunda relação com o exercício da docência, realizou-se um estudo de caso naturalístico, que objetivou analisar a percepção de professores enfermeiros atuantes em um curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento profissional docente e o exercício da docência. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, mediante aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, em que participaram 30 professores. Verificou-se que os professores enfermeiros entendem a função primordial da universidade pública como uma instituição social, consentem com a sua função hegemônica contemporânea, enquanto organização social e percebem a sua estrutura física, como elemento contribuinte para o desenvolvimento profissional docente. Compreendeu-se que o desenvolvimento profissional docente de professores enfermeiros universitários exerce influência sobre o exercício da docência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100227 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782021260036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.26 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493177626624 |