TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Glauber Weder dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Enders,Bertha Cruz, Sousa,Francisca Georgina Macedo de, Sena,Julliana Fernandes de, Santos,Renata Clemente dos, Silva,Amanda Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000400303
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar como os pesquisadores utilizaram o método da Teoria Fundamentada nos Dados nas teses e dissertações da enfermagem brasileira. Método: trata-se de estudo documental com abordagem quantitativa. Como fonte de coleta de dados, foram utilizados os relatórios depositados no Catálogo de Teses e Dissertações do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem, entre 2001 e 2015, com posterior resgate da versão completa no repositório da instituição de ensino superior de origem das teses e dissertações. A coleta ocorreu a partir de extração dos dados em planilhas que foram submetidos à analise descritiva. Resultados: elegeram-se 70 teses e dissertações (0,95%) do total de 7.369 estudos. A maioria (70%) descreveu como foram construídos os grupos amostrais. Somente 4,3% não registrou ter realizado a coleta e analise dos dados de forma concomitante. Dos estudos que descreveram todas as etapas, 34,3% não apresentaram o processo de validação do modelo teórico. Os diagramas e os memorandos foram utilizados, respectivamente, em 74,3% e 65,7% das teses e dissertações analisadas. O referencial teórico mais frequente foi o Interacionismo Simbólico e a perspectiva metodológica foi a Straussiana. Evidenciou-se que para os pesquisadores, a entrevista foi a principal técnica de coleta utiliza de forma isolada e combinada com outras abordagens. Conclusão: a diversidade na apresentação e na descrição do método e resultados dos estudos revela que ainda há necessidade de aprimoramento quanto ao uso do método, considerando as diferentes vertentes da teoria fundamentada nos dados.
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