Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Joséte Luzia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Laura Johanson da, Oliveira,Rosane Mara Pontes de, Stipp,Marluci Andrade Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300033
Resumo: Estudo de natureza descritivo-reflexiva, objetivando apresentar as características do pesquisador que utiliza o método Teoria Fundamentada nos Dados e delinear reflexões sobre o desenvolvimento das aptidões do pesquisador para tornar-se um Teórico Fundamentado. A discussão teórica foi embasada nos referenciais dessa metodologia e apoiada na literatura. O artigo apresenta as principais demandas de estudos qualitativos com a Grounded Theory e importantes comportamentos, atitudes e características desenvolvidas pelos pesquisadores. Constata-se que a aprendizagem acerca da Teoria Fundamentada nos Dados vai além da habilidade para operacionalizar um conjunto de procedimentos e técnicas. Implica, também, em desafios de transformação na postura como pesquisador e em novas formas de pensar e pesquisar, reunindo conhecimentos a partir dos dados para formar uma teoria.
id USP-24_d249628babfa36a25557bb85348fe9ed
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342012000300033
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos DadosEnfermagemPesquisa em enfermagemPesquisa metodológica em enfermagemPesquisa qualitativaEstudo de natureza descritivo-reflexiva, objetivando apresentar as características do pesquisador que utiliza o método Teoria Fundamentada nos Dados e delinear reflexões sobre o desenvolvimento das aptidões do pesquisador para tornar-se um Teórico Fundamentado. A discussão teórica foi embasada nos referenciais dessa metodologia e apoiada na literatura. O artigo apresenta as principais demandas de estudos qualitativos com a Grounded Theory e importantes comportamentos, atitudes e características desenvolvidas pelos pesquisadores. Constata-se que a aprendizagem acerca da Teoria Fundamentada nos Dados vai além da habilidade para operacionalizar um conjunto de procedimentos e técnicas. Implica, também, em desafios de transformação na postura como pesquisador e em novas formas de pensar e pesquisar, reunindo conhecimentos a partir dos dados para formar uma teoria.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300033Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.3 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000300033info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Joséte LuziaSilva,Laura Johanson daOliveira,Rosane Mara Pontes deStipp,Marluci Andrade Conceiçãopor2012-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000300033Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-03T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
title Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
spellingShingle Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
Leite,Joséte Luzia
Enfermagem
Pesquisa em enfermagem
Pesquisa metodológica em enfermagem
Pesquisa qualitativa
title_short Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
title_full Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
title_fullStr Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
title_full_unstemmed Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
title_sort Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados
author Leite,Joséte Luzia
author_facet Leite,Joséte Luzia
Silva,Laura Johanson da
Oliveira,Rosane Mara Pontes de
Stipp,Marluci Andrade Conceição
author_role author
author2 Silva,Laura Johanson da
Oliveira,Rosane Mara Pontes de
Stipp,Marluci Andrade Conceição
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Joséte Luzia
Silva,Laura Johanson da
Oliveira,Rosane Mara Pontes de
Stipp,Marluci Andrade Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Pesquisa em enfermagem
Pesquisa metodológica em enfermagem
Pesquisa qualitativa
topic Enfermagem
Pesquisa em enfermagem
Pesquisa metodológica em enfermagem
Pesquisa qualitativa
description Estudo de natureza descritivo-reflexiva, objetivando apresentar as características do pesquisador que utiliza o método Teoria Fundamentada nos Dados e delinear reflexões sobre o desenvolvimento das aptidões do pesquisador para tornar-se um Teórico Fundamentado. A discussão teórica foi embasada nos referenciais dessa metodologia e apoiada na literatura. O artigo apresenta as principais demandas de estudos qualitativos com a Grounded Theory e importantes comportamentos, atitudes e características desenvolvidas pelos pesquisadores. Constata-se que a aprendizagem acerca da Teoria Fundamentada nos Dados vai além da habilidade para operacionalizar um conjunto de procedimentos e técnicas. Implica, também, em desafios de transformação na postura como pesquisador e em novas formas de pensar e pesquisar, reunindo conhecimentos a partir dos dados para formar uma teoria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300033
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342012000300033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.3 2012
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936535349133312