Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro,Alan Dionizio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Costa,Solange Fátima Geraldo da, Pequeno,Marconi José Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem.
id UFSC-17_32a456e1a17cd4bd9f6fb8e5cce0c320
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072009000400014
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológicoCuidados de EnfermagemÉticaEducação em EnfermagemDocente de EnfermagemFilosofiaEste estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro,Alan DionizioCosta,Solange Fátima Geraldo daPequeno,Marconi José Pimentelpor2010-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000400014Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-01-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
title Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
spellingShingle Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
Carneiro,Alan Dionizio
Cuidados de Enfermagem
Ética
Educação em Enfermagem
Docente de Enfermagem
Filosofia
title_short Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
title_full Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
title_fullStr Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
title_full_unstemmed Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
title_sort Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
author Carneiro,Alan Dionizio
author_facet Carneiro,Alan Dionizio
Costa,Solange Fátima Geraldo da
Pequeno,Marconi José Pimentel
author_role author
author2 Costa,Solange Fátima Geraldo da
Pequeno,Marconi José Pimentel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro,Alan Dionizio
Costa,Solange Fátima Geraldo da
Pequeno,Marconi José Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de Enfermagem
Ética
Educação em Enfermagem
Docente de Enfermagem
Filosofia
topic Cuidados de Enfermagem
Ética
Educação em Enfermagem
Docente de Enfermagem
Filosofia
description Este estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072009000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389899067392