Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem. |
id |
UFSC-17_32a456e1a17cd4bd9f6fb8e5cce0c320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072009000400014 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológicoCuidados de EnfermagemÉticaEducação em EnfermagemDocente de EnfermagemFilosofiaEste estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro,Alan DionizioCosta,Solange Fátima Geraldo daPequeno,Marconi José Pimentelpor2010-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000400014Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-01-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
title |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
spellingShingle |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico Carneiro,Alan Dionizio Cuidados de Enfermagem Ética Educação em Enfermagem Docente de Enfermagem Filosofia |
title_short |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
title_full |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
title_fullStr |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
title_full_unstemmed |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
title_sort |
Disseminação de valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico |
author |
Carneiro,Alan Dionizio |
author_facet |
Carneiro,Alan Dionizio Costa,Solange Fátima Geraldo da Pequeno,Marconi José Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Solange Fátima Geraldo da Pequeno,Marconi José Pimentel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro,Alan Dionizio Costa,Solange Fátima Geraldo da Pequeno,Marconi José Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de Enfermagem Ética Educação em Enfermagem Docente de Enfermagem Filosofia |
topic |
Cuidados de Enfermagem Ética Educação em Enfermagem Docente de Enfermagem Filosofia |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar como professores de Enfermagem disseminam valores éticos no ensino do cuidar em enfermagem a partir do referencial axiológico de Max Scheler. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica realizada com a participação de 12 professores de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista no período de agosto a setembro de 2008. A análise do material empírico efetivou-se mediante uma abordagem qualitativa, à luz da fenomenologia Scheleriana. Deste modo, foi possível compreender que os educadores fazem uso de uma comunicação diretiva, usando mandados pedagógicos (conselhos, recomendações, deliberações morais, entre outros) para disseminar valores éticos direcionados a prática do cuidar. Logo, os valores éticos não podem ser ensinados apenas teoricamente, precisam estar respaldados em uma experiência real ou imaginária e ser uma descoberta do mundo do cuidar para ter sua eficácia no processo ensino- aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072009000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389899067392 |