O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villela,Juliane Cardoso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maftum,Mariluci Alves, Paes,Márcio Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016
Resumo: Pesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes.
id UFSC-17_38e1f58af611e1ac295a60a204ebabbe
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072013000200016
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de casoEnfermagemEnfermagem psiquiátricaSaúde mentalEnsinoAprendizagemPesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000200016info:eu-repo/semantics/openAccessVillela,Juliane CardosoMaftum,Mariluci AlvesPaes,Márcio Robertopor2013-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000200016Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-06-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
title O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
spellingShingle O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
Villela,Juliane Cardoso
Enfermagem
Enfermagem psiquiátrica
Saúde mental
Ensino
Aprendizagem
title_short O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
title_full O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
title_fullStr O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
title_sort O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
author Villela,Juliane Cardoso
author_facet Villela,Juliane Cardoso
Maftum,Mariluci Alves
Paes,Márcio Roberto
author_role author
author2 Maftum,Mariluci Alves
Paes,Márcio Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villela,Juliane Cardoso
Maftum,Mariluci Alves
Paes,Márcio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem psiquiátrica
Saúde mental
Ensino
Aprendizagem
topic Enfermagem
Enfermagem psiquiátrica
Saúde mental
Ensino
Aprendizagem
description Pesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072013000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391500242944