O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016 |
Resumo: | Pesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes. |
id |
UFSC-17_38e1f58af611e1ac295a60a204ebabbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072013000200016 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de casoEnfermagemEnfermagem psiquiátricaSaúde mentalEnsinoAprendizagemPesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000200016info:eu-repo/semantics/openAccessVillela,Juliane CardosoMaftum,Mariluci AlvesPaes,Márcio Robertopor2013-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000200016Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-06-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
title |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
spellingShingle |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso Villela,Juliane Cardoso Enfermagem Enfermagem psiquiátrica Saúde mental Ensino Aprendizagem |
title_short |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
title_full |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
title_sort |
O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso |
author |
Villela,Juliane Cardoso |
author_facet |
Villela,Juliane Cardoso Maftum,Mariluci Alves Paes,Márcio Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Maftum,Mariluci Alves Paes,Márcio Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villela,Juliane Cardoso Maftum,Mariluci Alves Paes,Márcio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermagem psiquiátrica Saúde mental Ensino Aprendizagem |
topic |
Enfermagem Enfermagem psiquiátrica Saúde mental Ensino Aprendizagem |
description |
Pesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072013000200016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118391500242944 |