SEGURANÇA DA TERAPIA MEDICAMENTOSA EM NEONATOLOGIA: OLHAR DA ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ECOLÓGICO RESTAURATIVO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300312 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: analisar os fatores que interferem na segurança no processo de medicação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa. A coleta ocorreu no período de dezembro de 2014 a março de 2015, através de grupos focais e caminhada fotográfica, na perspectiva do pensamento ecológico restaurativo, com 12 profissionais de enfermagem da UTI neonatal de um hospital público da Região Sul do Brasil. As informações foram organizadas através do software Nvivo 10 e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: a partir da análise, emergiram as seguintes categorias temáticas: Abordagem individualizada e cultura de punição dos erros de medicação; Fatores de (in)segurança relacionados à estrutura física dos medicamentos na UTI neonatal; Fatores de (in)segurança relacionados a rotinas e protocolos; e A enfermagem como barreira para a ocorrência de falhas de prescrição médica. Conclusão: o estudo demonstra a complexidade do processo de medicação em neonatologia e destaca pontos críticos no mesmo que podem ocasionar falhas e eventos adversos, assim como propostas de melhoria para prevenir os erros. Destaca-se o papel da equipe de enfermagem na detecção de erros da prescrição medicamentosa, funcionando como última barreira para prevenção e redução de erros associados à medicação. |
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SEGURANÇA DA TERAPIA MEDICAMENTOSA EM NEONATOLOGIA: OLHAR DA ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ECOLÓGICO RESTAURATIVOSegurança do pacienteErros de medicaçãoNeonatologiaEnfermagem neonatalUnidades de terapia intensiva neonatalRESUMO Objetivo: analisar os fatores que interferem na segurança no processo de medicação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa. A coleta ocorreu no período de dezembro de 2014 a março de 2015, através de grupos focais e caminhada fotográfica, na perspectiva do pensamento ecológico restaurativo, com 12 profissionais de enfermagem da UTI neonatal de um hospital público da Região Sul do Brasil. As informações foram organizadas através do software Nvivo 10 e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: a partir da análise, emergiram as seguintes categorias temáticas: Abordagem individualizada e cultura de punição dos erros de medicação; Fatores de (in)segurança relacionados à estrutura física dos medicamentos na UTI neonatal; Fatores de (in)segurança relacionados a rotinas e protocolos; e A enfermagem como barreira para a ocorrência de falhas de prescrição médica. Conclusão: o estudo demonstra a complexidade do processo de medicação em neonatologia e destaca pontos críticos no mesmo que podem ocasionar falhas e eventos adversos, assim como propostas de melhoria para prevenir os erros. Destaca-se o papel da equipe de enfermagem na detecção de erros da prescrição medicamentosa, funcionando como última barreira para prevenção e redução de erros associados à medicação.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300312Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720180004500016info:eu-repo/semantics/openAccessGuzzo,Gabriela ManitoMagalhães,Ana Maria Muller deMoura,Gisela Maria Schebella Souto deWegner,Wiliampor2018-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000300312Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-08-01T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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