Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato,Rita Catalina Aquino
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martini,Rosa Maria Filipozzi, Mutti,Regina Maria Varini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400013
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos de sentidos produzidos no discurso dos sujeitos docentes de enfermagem e medicina sobre a questão ético-moral na formação dos discentes. Pesquisa qualitativa fundamentada pela teoria da Análise de Discurso, da linha francesa de Pêcheux, em interlocução com a teoria de Habermas. A análise discursiva resultou de 16 entrevistas realizadas com docentes de duas universidades, pública e privada. Ao relacionar na análise o funcionamento das marcas intradiscursivas em relação ao interdiscurso evidenciaram-se os efeitos de sentidos: o esvaziamento ético-moral social como transcendente à universidade; o resgate da ética humanística na formação dos discentes da saúde; o docente como referência para a formação ético-moral dos discentes; as determinações do sistema como justificação moral; e a ética dialógica para o enfrentamento dos dilemas morais. Evidenciou-se que a memória discursiva do objeto ética no ensino na área da saúde está em processo de consolidação.
id UFSC-17_6e92cecfec432317bd0ba684f620a618
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072009000400013
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentesÉticaDiscursoEnfermagemMedicinaFilosofiaEsta pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos de sentidos produzidos no discurso dos sujeitos docentes de enfermagem e medicina sobre a questão ético-moral na formação dos discentes. Pesquisa qualitativa fundamentada pela teoria da Análise de Discurso, da linha francesa de Pêcheux, em interlocução com a teoria de Habermas. A análise discursiva resultou de 16 entrevistas realizadas com docentes de duas universidades, pública e privada. Ao relacionar na análise o funcionamento das marcas intradiscursivas em relação ao interdiscurso evidenciaram-se os efeitos de sentidos: o esvaziamento ético-moral social como transcendente à universidade; o resgate da ética humanística na formação dos discentes da saúde; o docente como referência para a formação ético-moral dos discentes; as determinações do sistema como justificação moral; e a ética dialógica para o enfrentamento dos dilemas morais. Evidenciou-se que a memória discursiva do objeto ética no ensino na área da saúde está em processo de consolidação.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400013Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessCaregnato,Rita Catalina AquinoMartini,Rosa Maria FilipozziMutti,Regina Maria Varinipor2010-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000400013Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-01-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
title Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
spellingShingle Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
Caregnato,Rita Catalina Aquino
Ética
Discurso
Enfermagem
Medicina
Filosofia
title_short Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
title_full Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
title_fullStr Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
title_full_unstemmed Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
title_sort Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
author Caregnato,Rita Catalina Aquino
author_facet Caregnato,Rita Catalina Aquino
Martini,Rosa Maria Filipozzi
Mutti,Regina Maria Varini
author_role author
author2 Martini,Rosa Maria Filipozzi
Mutti,Regina Maria Varini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato,Rita Catalina Aquino
Martini,Rosa Maria Filipozzi
Mutti,Regina Maria Varini
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Discurso
Enfermagem
Medicina
Filosofia
topic Ética
Discurso
Enfermagem
Medicina
Filosofia
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos de sentidos produzidos no discurso dos sujeitos docentes de enfermagem e medicina sobre a questão ético-moral na formação dos discentes. Pesquisa qualitativa fundamentada pela teoria da Análise de Discurso, da linha francesa de Pêcheux, em interlocução com a teoria de Habermas. A análise discursiva resultou de 16 entrevistas realizadas com docentes de duas universidades, pública e privada. Ao relacionar na análise o funcionamento das marcas intradiscursivas em relação ao interdiscurso evidenciaram-se os efeitos de sentidos: o esvaziamento ético-moral social como transcendente à universidade; o resgate da ética humanística na formação dos discentes da saúde; o docente como referência para a formação ético-moral dos discentes; as determinações do sistema como justificação moral; e a ética dialógica para o enfrentamento dos dilemas morais. Evidenciou-se que a memória discursiva do objeto ética no ensino na área da saúde está em processo de consolidação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072009000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389898018816