MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino,Amanda de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coriolano-Marinus,Maria Wanderleya de Lavor, Santos,Alessandro Henrique da Silva, Linhares,Francisca Márcia Pereira, Cavalcanti,Ana Márcia Tenório de Souza, Lima,Luciane Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100322
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar a motivação de estudantes de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, por meio da Escala de Motivação Acadêmica. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi censitária com estudantes de Enfermagem de uma Universidade Pública, localizada no estado de Pernambuco. Resultados: o perfil do estudante de Enfermagem de uma Universidade Pública compreende os seguintes aspectos: maioria do sexo feminino, com idade de 20 a 30 anos, solteiro, sem filhos, não trabalha, mora na região metropolitana, com a família nuclear e possui uma renda familiar menor que três salários mínimos. A maior média de escore na motivação intrínseca foi a Motivação Intrínseca para Realização, e a na motivação extrínseca foi a Motivação Intrínseca de Controle Externo. Os maiores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas dos estudantes foram encontrados no terceiro período, sendo que, o quarto período obteve os menores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas. Conclusão: a motivação dos estudantes de uma Universidade Pública mostrou-se com escores altos, principalmente as motivações intrínsecas que despertam a autonomia do estudante.
id UFSC-17_7ad2283ebf26b79ab515415fda11b56b
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072018000100322
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMMotivaçãoEstudantes de enfermagemAprendizagemEnsinoEducação superiorRESUMO Objetivo: analisar a motivação de estudantes de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, por meio da Escala de Motivação Acadêmica. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi censitária com estudantes de Enfermagem de uma Universidade Pública, localizada no estado de Pernambuco. Resultados: o perfil do estudante de Enfermagem de uma Universidade Pública compreende os seguintes aspectos: maioria do sexo feminino, com idade de 20 a 30 anos, solteiro, sem filhos, não trabalha, mora na região metropolitana, com a família nuclear e possui uma renda familiar menor que três salários mínimos. A maior média de escore na motivação intrínseca foi a Motivação Intrínseca para Realização, e a na motivação extrínseca foi a Motivação Intrínseca de Controle Externo. Os maiores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas dos estudantes foram encontrados no terceiro período, sendo que, o quarto período obteve os menores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas. Conclusão: a motivação dos estudantes de uma Universidade Pública mostrou-se com escores altos, principalmente as motivações intrínsecas que despertam a autonomia do estudante.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100322Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.1 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720180001900016info:eu-repo/semantics/openAccessBernardino,Amanda de OliveiraCoriolano-Marinus,Maria Wanderleya de LavorSantos,Alessandro Henrique da SilvaLinhares,Francisca Márcia PereiraCavalcanti,Ana Márcia Tenório de SouzaLima,Luciane Soares depor2018-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000100322Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-03-19T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Bernardino,Amanda de Oliveira
Motivação
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Ensino
Educação superior
title_short MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
author Bernardino,Amanda de Oliveira
author_facet Bernardino,Amanda de Oliveira
Coriolano-Marinus,Maria Wanderleya de Lavor
Santos,Alessandro Henrique da Silva
Linhares,Francisca Márcia Pereira
Cavalcanti,Ana Márcia Tenório de Souza
Lima,Luciane Soares de
author_role author
author2 Coriolano-Marinus,Maria Wanderleya de Lavor
Santos,Alessandro Henrique da Silva
Linhares,Francisca Márcia Pereira
Cavalcanti,Ana Márcia Tenório de Souza
Lima,Luciane Soares de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino,Amanda de Oliveira
Coriolano-Marinus,Maria Wanderleya de Lavor
Santos,Alessandro Henrique da Silva
Linhares,Francisca Márcia Pereira
Cavalcanti,Ana Márcia Tenório de Souza
Lima,Luciane Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Ensino
Educação superior
topic Motivação
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Ensino
Educação superior
description RESUMO Objetivo: analisar a motivação de estudantes de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, por meio da Escala de Motivação Acadêmica. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi censitária com estudantes de Enfermagem de uma Universidade Pública, localizada no estado de Pernambuco. Resultados: o perfil do estudante de Enfermagem de uma Universidade Pública compreende os seguintes aspectos: maioria do sexo feminino, com idade de 20 a 30 anos, solteiro, sem filhos, não trabalha, mora na região metropolitana, com a família nuclear e possui uma renda familiar menor que três salários mínimos. A maior média de escore na motivação intrínseca foi a Motivação Intrínseca para Realização, e a na motivação extrínseca foi a Motivação Intrínseca de Controle Externo. Os maiores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas dos estudantes foram encontrados no terceiro período, sendo que, o quarto período obteve os menores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas. Conclusão: a motivação dos estudantes de uma Universidade Pública mostrou-se com escores altos, principalmente as motivações intrínsecas que despertam a autonomia do estudante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100322
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-070720180001900016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.1 2018
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394433110016