Motivação dos estudantes de enfermagem para o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNARDINO, Amanda de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000001spb
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17788
Resumo: A motivação humana, conceituada a partir do paradigma da Teoria da autodeterminação, permeia questões como: o desenvolvimento da personalidade, as necessidades psicológicas, objetivos e aspirações, processos inconscientes e a influência de fatores sociais; portanto, é um dos fatores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo analisar a motivação dos estudantes de enfermagem para o processo de ensino-aprendizagem. Foram desenvolvidos dois artigos científicos, que constituem a seção dos resultados. O artigo de revisão integrativa tem por objetivo analisar as principais evidências científicas quanto às metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas na formação do enfermeiro e as principais contribuições dessas metodologias para a construção das competências gerais elencadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os descritores foram: “Estudantes de enfermagem” e “Aprendizagem”. A base de dados foi a Biblioteca Virtual em Saúde. Após o refinamento, 26 artigos foram selecionados. Entre as estratégias/metodologias de ensino utilizadas nos artigos, a Aprendizagem Baseada em Problema foi a que abordou a maior quantidade de competências das Diretrizes e as competências mais exploradas pelos artigos foram a tomada de decisão e a atenção em saúde. O artigo original teve como objetivo analisar a motivação dos estudantes de graduação em enfermagem para o processo de ensino-aprendizagem. Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa realizado com estudantes de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública. A amostra foi composta por 265 estudantes. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: um questionário contendo variáveis socioeconômicas e demográficas e a Escala de Motivação Acadêmica, elaborada por Vallerand (1992) e validada por Sobral (2003). O perfil encontrado foi, na sua maioria, do sexo feminino (95,5%), entre 20-30 anos (62,9%), solteiros (92,5%), sem filhos (94,7%), não trabalham (92,8%), moram na região metropolitana (70,8%), com a família nuclear (75%), possuem uma renda de até três salários mínimos (77%), utilizam o ônibus como transporte principal para ir à Universidade (63,7%) e referem usufruir menos de 3 horas de lazer por semana (46,2%). Os maiores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas dos estudantes se mostraram fortemente relacionados com o terceiro período e o período que obteve os menores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas foi o quarto. A motivação dos estudantes de uma universidade pública se mostrou com escores altos, principalmente as motivações intrínsecas que despertam a autonomia do estudante.
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O artigo de revisão integrativa tem por objetivo analisar as principais evidências científicas quanto às metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas na formação do enfermeiro e as principais contribuições dessas metodologias para a construção das competências gerais elencadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os descritores foram: “Estudantes de enfermagem” e “Aprendizagem”. A base de dados foi a Biblioteca Virtual em Saúde. Após o refinamento, 26 artigos foram selecionados. Entre as estratégias/metodologias de ensino utilizadas nos artigos, a Aprendizagem Baseada em Problema foi a que abordou a maior quantidade de competências das Diretrizes e as competências mais exploradas pelos artigos foram a tomada de decisão e a atenção em saúde. O artigo original teve como objetivo analisar a motivação dos estudantes de graduação em enfermagem para o processo de ensino-aprendizagem. Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa realizado com estudantes de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública. A amostra foi composta por 265 estudantes. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: um questionário contendo variáveis socioeconômicas e demográficas e a Escala de Motivação Acadêmica, elaborada por Vallerand (1992) e validada por Sobral (2003). O perfil encontrado foi, na sua maioria, do sexo feminino (95,5%), entre 20-30 anos (62,9%), solteiros (92,5%), sem filhos (94,7%), não trabalham (92,8%), moram na região metropolitana (70,8%), com a família nuclear (75%), possuem uma renda de até três salários mínimos (77%), utilizam o ônibus como transporte principal para ir à Universidade (63,7%) e referem usufruir menos de 3 horas de lazer por semana (46,2%). Os maiores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas dos estudantes se mostraram fortemente relacionados com o terceiro período e o período que obteve os menores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas foi o quarto. A motivação dos estudantes de uma universidade pública se mostrou com escores altos, principalmente as motivações intrínsecas que despertam a autonomia do estudante.Human motivation, conceptualized from the self-determination theory paradigm, involve issues such as: the development of personality, psychological needs, goals and aspirations, unconscious processes and the influence of social factors; therefore, it is one of the factors involved in the teaching-learning process. This thesis aims to analyze the motivation of nursing students for the teaching-learning process. Two papers, which are the results section have been developed. The integrative review article aims to present scientific evidence on the use of active methods in the teaching-learning graduate student in nursing and the contribution of these methods for the formation of skills listed by the National Curriculum Guidelines. The descriptors were: "Nursing students" and "Learning". The database was the Virtual Health Library. After refinement, 26 articles were selected. Among the strategies/teaching methodologies used in articles, the Problem Based Learning was that addressed the greatest amount of expertise and skills of the Guidelines further explored by Articles were decision-making and health care. The original article was to analyze the motivation of graduate students in a public University Nursing through the Academic Motivation Scale. Descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach carried out with graduate students in nursing a public university. The sample consisted of 265 students. Two instruments for data collection were used: a questionnaire containing socioeconomic and demographic variables and the Academic Motivation Scale, developed by Vallerand (1992) and validated by Sobral (2003). The profile was mostly female (95.5%), 20-30 years (62.9%), single (92.5%), without children (94.7%), do not work (92.8%) live in the metropolitan area (70.8%), with the nuclear family (75%) have an income of up to three minimum wages (77%) use the bus as the main transportation to the University (63.7%) and related use less than 3 leisure time per week (46.2%). The highest scores of intrinsic and extrinsic motivations of the students showed strongly related to the third period and the period that got the lowest scores of intrinsic and extrinsic motivations was the fourth. The motivation of students of a public university showed with high scores, especially the intrinsic motivations that arouse the autonomy of the student.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstudantes de enfermagemAprendizagemEnsinoMotivaçãoNursing StudentsLearningTeachingMotivationMotivação dos estudantes de enfermagem para o processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO - Amanda de Oliveira Bernardino.pdfDISSERTAÇÃO - Amanda de Oliveira Bernardino.pdfapplication/pdf1082289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17788/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20Amanda%20de%20Oliveira%20Bernardino.pdf6e258f9db113e9bccb0485008d196a2bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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