Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000100006 |
Resumo: | A carência, nos serviços de hemodiálise, de um enfoque educativo-terapêutico, construído com a participação dos sujeitos, despertou o desenvolvimento da pesquisa cujos objetivos foram: identificar situações de aprendizagens que sirvam de base para a prática de educação em saúde; descrever etapas de um instrumento didático facilitador para educação em saúde com base nas necessidades suscitadas por pacientes com doença renal crônica. Estudo qualitativo efetuado em setembro de 2006, utilizando a técnica de grupo focal com seis sujeitos que faziam hemodiálise. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo. Os participantes revelaram a necessidade de aprofundamento em temas específicos, como a questão social e a sexualidade. Os instrumentos educativos destacados foram a cartilha e o álbum seriado ilustrados com figuras. A escuta dos sujeitos permitiu-lhes mostrar suas necessidades de aprendizagem e apontar instrumentos e estratégias a serem utilizados na proposta de educação em saúde. |
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