Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dantas,Maria Catarina de Queiroz, Ramos,Islane Costa, Jorge,Maria Salete Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000100006
Resumo: A carência, nos serviços de hemodiálise, de um enfoque educativo-terapêutico, construído com a participação dos sujeitos, despertou o desenvolvimento da pesquisa cujos objetivos foram: identificar situações de aprendizagens que sirvam de base para a prática de educação em saúde; descrever etapas de um instrumento didático facilitador para educação em saúde com base nas necessidades suscitadas por pacientes com doença renal crônica. Estudo qualitativo efetuado em setembro de 2006, utilizando a técnica de grupo focal com seis sujeitos que faziam hemodiálise. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo. Os participantes revelaram a necessidade de aprofundamento em temas específicos, como a questão social e a sexualidade. Os instrumentos educativos destacados foram a cartilha e o álbum seriado ilustrados com figuras. A escuta dos sujeitos permitiu-lhes mostrar suas necessidades de aprendizagem e apontar instrumentos e estratégias a serem utilizados na proposta de educação em saúde.
id UFSC-17_8a294c4f8f03b1c69b2204f214812492
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072008000100006
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitosInsuficiência renal crônicaDiálise renalEducação em saúdeA carência, nos serviços de hemodiálise, de um enfoque educativo-terapêutico, construído com a participação dos sujeitos, despertou o desenvolvimento da pesquisa cujos objetivos foram: identificar situações de aprendizagens que sirvam de base para a prática de educação em saúde; descrever etapas de um instrumento didático facilitador para educação em saúde com base nas necessidades suscitadas por pacientes com doença renal crônica. Estudo qualitativo efetuado em setembro de 2006, utilizando a técnica de grupo focal com seis sujeitos que faziam hemodiálise. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo. Os participantes revelaram a necessidade de aprofundamento em temas específicos, como a questão social e a sexualidade. Os instrumentos educativos destacados foram a cartilha e o álbum seriado ilustrados com figuras. A escuta dos sujeitos permitiu-lhes mostrar suas necessidades de aprendizagem e apontar instrumentos e estratégias a serem utilizados na proposta de educação em saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000100006Texto & Contexto - Enfermagem v.17 n.1 2008reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072008000100006info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Maria Veraci OliveiraDantas,Maria Catarina de QueirozRamos,Islane CostaJorge,Maria Salete Bessapor2008-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072008000100006Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-04-14T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
title Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
spellingShingle Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Educação em saúde
title_short Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
title_full Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
title_fullStr Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
title_full_unstemmed Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
title_sort Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos
author Queiroz,Maria Veraci Oliveira
author_facet Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Dantas,Maria Catarina de Queiroz
Ramos,Islane Costa
Jorge,Maria Salete Bessa
author_role author
author2 Dantas,Maria Catarina de Queiroz
Ramos,Islane Costa
Jorge,Maria Salete Bessa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Dantas,Maria Catarina de Queiroz
Ramos,Islane Costa
Jorge,Maria Salete Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Educação em saúde
topic Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Educação em saúde
description A carência, nos serviços de hemodiálise, de um enfoque educativo-terapêutico, construído com a participação dos sujeitos, despertou o desenvolvimento da pesquisa cujos objetivos foram: identificar situações de aprendizagens que sirvam de base para a prática de educação em saúde; descrever etapas de um instrumento didático facilitador para educação em saúde com base nas necessidades suscitadas por pacientes com doença renal crônica. Estudo qualitativo efetuado em setembro de 2006, utilizando a técnica de grupo focal com seis sujeitos que faziam hemodiálise. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo. Os participantes revelaram a necessidade de aprofundamento em temas específicos, como a questão social e a sexualidade. Os instrumentos educativos destacados foram a cartilha e o álbum seriado ilustrados com figuras. A escuta dos sujeitos permitiu-lhes mostrar suas necessidades de aprendizagem e apontar instrumentos e estratégias a serem utilizados na proposta de educação em saúde.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072008000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.17 n.1 2008
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389424062464