A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400006 |
Resumo: | Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde, do município de Belo Horizonte. Teve como objetivo, compreender a percepção das usuárias sobre a Linha do Cuidado à Gestante, à Puérpera e ao Recém-Nascido. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias assistidas nesse serviço e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Desse processo, emergiram quatro categorias temáticas. Uma dessas categorias originou este artigo e trata da educação em saúde como forma de cuidar. Representa um dos principais elementos para a promoção da saúde que contribui para a emancipação dos sujeitos e um espaço para troca de experiências e saberes, como demonstrado pelas mulheres que participaram deste estudo. Isso remete ao duplo papel exercido pelos profissionais de saúde que são também educadores por excelência. |
id |
UFSC-17_8b5fa810757704761be2d824fa65dfc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072009000400006 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascidoEducação em saúdeCuidado centrado no pacienteSaúde materno-infantilPromoção da saúdeEnfermagem familiarTrata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde, do município de Belo Horizonte. Teve como objetivo, compreender a percepção das usuárias sobre a Linha do Cuidado à Gestante, à Puérpera e ao Recém-Nascido. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias assistidas nesse serviço e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Desse processo, emergiram quatro categorias temáticas. Uma dessas categorias originou este artigo e trata da educação em saúde como forma de cuidar. Representa um dos principais elementos para a promoção da saúde que contribui para a emancipação dos sujeitos e um espaço para troca de experiências e saberes, como demonstrado pelas mulheres que participaram deste estudo. Isso remete ao duplo papel exercido pelos profissionais de saúde que são também educadores por excelência.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400006Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000400006info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Regiane VelosoPenna,Cláudia Maria de Mattospor2010-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000400006Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-01-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
title |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
spellingShingle |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido Santos,Regiane Veloso Educação em saúde Cuidado centrado no paciente Saúde materno-infantil Promoção da saúde Enfermagem familiar |
title_short |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
title_full |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
title_fullStr |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
title_full_unstemmed |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
title_sort |
A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido |
author |
Santos,Regiane Veloso |
author_facet |
Santos,Regiane Veloso Penna,Cláudia Maria de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Penna,Cláudia Maria de Mattos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Regiane Veloso Penna,Cláudia Maria de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Cuidado centrado no paciente Saúde materno-infantil Promoção da saúde Enfermagem familiar |
topic |
Educação em saúde Cuidado centrado no paciente Saúde materno-infantil Promoção da saúde Enfermagem familiar |
description |
Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde, do município de Belo Horizonte. Teve como objetivo, compreender a percepção das usuárias sobre a Linha do Cuidado à Gestante, à Puérpera e ao Recém-Nascido. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias assistidas nesse serviço e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Desse processo, emergiram quatro categorias temáticas. Uma dessas categorias originou este artigo e trata da educação em saúde como forma de cuidar. Representa um dos principais elementos para a promoção da saúde que contribui para a emancipação dos sujeitos e um espaço para troca de experiências e saberes, como demonstrado pelas mulheres que participaram deste estudo. Isso remete ao duplo papel exercido pelos profissionais de saúde que são também educadores por excelência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072009000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389887533056 |