Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020 |
Resumo: | Neste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensino-aprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental. |
id |
UFSC-17_8e1f75944db3d42d4ba21c234d18c6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072010000300020 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiroEducação superiorEducação em enfermagemSaúde ambientalNeste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensino-aprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.3 2010reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072010000300020info:eu-repo/semantics/openAccessSena,JanainaCezar-Vaz,Marta ReginaBonow,Clarice AlvesFigueiredo,Paula Pereira deCosta,Valdecir Zavarese dapor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072010000300020Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-10-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
title |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro Sena,Janaina Educação superior Educação em enfermagem Saúde ambiental |
title_short |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
title_full |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
title_sort |
Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro |
author |
Sena,Janaina |
author_facet |
Sena,Janaina Cezar-Vaz,Marta Regina Bonow,Clarice Alves Figueiredo,Paula Pereira de Costa,Valdecir Zavarese da |
author_role |
author |
author2 |
Cezar-Vaz,Marta Regina Bonow,Clarice Alves Figueiredo,Paula Pereira de Costa,Valdecir Zavarese da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena,Janaina Cezar-Vaz,Marta Regina Bonow,Clarice Alves Figueiredo,Paula Pereira de Costa,Valdecir Zavarese da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Educação em enfermagem Saúde ambiental |
topic |
Educação superior Educação em enfermagem Saúde ambiental |
description |
Neste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensino-aprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072010000300020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.3 2010 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118390252437504 |