Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena,Janaina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cezar-Vaz,Marta Regina, Bonow,Clarice Alves, Figueiredo,Paula Pereira de, Costa,Valdecir Zavarese da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020
Resumo: Neste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensino-aprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental.
id UFSC-17_8e1f75944db3d42d4ba21c234d18c6e7
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072010000300020
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiroEducação superiorEducação em enfermagemSaúde ambientalNeste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensino-aprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.3 2010reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072010000300020info:eu-repo/semantics/openAccessSena,JanainaCezar-Vaz,Marta ReginaBonow,Clarice AlvesFigueiredo,Paula Pereira deCosta,Valdecir Zavarese dapor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072010000300020Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-10-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
title Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
spellingShingle Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
Sena,Janaina
Educação superior
Educação em enfermagem
Saúde ambiental
title_short Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
title_full Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
title_fullStr Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
title_full_unstemmed Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
title_sort Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
author Sena,Janaina
author_facet Sena,Janaina
Cezar-Vaz,Marta Regina
Bonow,Clarice Alves
Figueiredo,Paula Pereira de
Costa,Valdecir Zavarese da
author_role author
author2 Cezar-Vaz,Marta Regina
Bonow,Clarice Alves
Figueiredo,Paula Pereira de
Costa,Valdecir Zavarese da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena,Janaina
Cezar-Vaz,Marta Regina
Bonow,Clarice Alves
Figueiredo,Paula Pereira de
Costa,Valdecir Zavarese da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Educação em enfermagem
Saúde ambiental
topic Educação superior
Educação em enfermagem
Saúde ambiental
description Neste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensino-aprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072010000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.3 2010
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118390252437504