Vínculo e satisfação de usuários idosos com a atenção domiciliária
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000200012 |
Resumo: | Neste estudo analisa-se o vínculo entre trabalhadores e usuários de um serviço de atenção domiciliária a idosos, assim como o nível de satisfação destes em relação à assistência às suas necessidades. Estudo exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido de março a junho de 2006. Foram realizadas entrevistas com 22 trabalhadores, cinco gestores e sete usuários e observação do trabalho em atenção domiciliária a idosos do sul do Brasil. Os dados foram analisados a partir da compreensão da atenção domiciliária como substrato histórico e dialético do trabalho em saúde. O trabalho desenvolvido caracteriza-se como sendo norteado pela humanização da assistência, no entendimento de relações efetuadas com atenção e respeito, atitudes de escuta, diálogo e tempo disponibilizado para a assistência. As facilidades proporcionadas pelo serviço aos idosos estão diretamente relacionadas à garantia de solução para seus problemas de saúde e à segurança propiciada a eles pelos trabalhadores. |
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Neste estudo analisa-se o vínculo entre trabalhadores e usuários de um serviço de atenção domiciliária a idosos, assim como o nível de satisfação destes em relação à assistência às suas necessidades. Estudo exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido de março a junho de 2006. Foram realizadas entrevistas com 22 trabalhadores, cinco gestores e sete usuários e observação do trabalho em atenção domiciliária a idosos do sul do Brasil. Os dados foram analisados a partir da compreensão da atenção domiciliária como substrato histórico e dialético do trabalho em saúde. O trabalho desenvolvido caracteriza-se como sendo norteado pela humanização da assistência, no entendimento de relações efetuadas com atenção e respeito, atitudes de escuta, diálogo e tempo disponibilizado para a assistência. As facilidades proporcionadas pelo serviço aos idosos estão diretamente relacionadas à garantia de solução para seus problemas de saúde e à segurança propiciada a eles pelos trabalhadores. |
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