O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Carlos Magno Carvalho da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sabóia,Vera Maria, Teixeira,Enéas Rangel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008
Resumo: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem.
id UFSC-17_a5f5f08095aa33e6956bd92a211a2c21
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072009000300008
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivasExame FísicoEnsinoEnfermagemPsicologiaRelações interpessoaisPesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000300008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carlos Magno Carvalho daSabóia,Vera MariaTeixeira,Enéas Rangelpor2009-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000300008Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2009-10-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
title O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
spellingShingle O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
Silva,Carlos Magno Carvalho da
Exame Físico
Ensino
Enfermagem
Psicologia
Relações interpessoais
title_short O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
title_full O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
title_fullStr O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
title_full_unstemmed O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
title_sort O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
author Silva,Carlos Magno Carvalho da
author_facet Silva,Carlos Magno Carvalho da
Sabóia,Vera Maria
Teixeira,Enéas Rangel
author_role author
author2 Sabóia,Vera Maria
Teixeira,Enéas Rangel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Carlos Magno Carvalho da
Sabóia,Vera Maria
Teixeira,Enéas Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Físico
Ensino
Enfermagem
Psicologia
Relações interpessoais
topic Exame Físico
Ensino
Enfermagem
Psicologia
Relações interpessoais
description Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072009000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389861318656