O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem. |
id |
UFSC-17_a5f5f08095aa33e6956bd92a211a2c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072009000300008 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivasExame FísicoEnsinoEnfermagemPsicologiaRelações interpessoaisPesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000300008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carlos Magno Carvalho daSabóia,Vera MariaTeixeira,Enéas Rangelpor2009-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000300008Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2009-10-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
title |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
spellingShingle |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas Silva,Carlos Magno Carvalho da Exame Físico Ensino Enfermagem Psicologia Relações interpessoais |
title_short |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
title_full |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
title_fullStr |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
title_full_unstemmed |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
title_sort |
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas |
author |
Silva,Carlos Magno Carvalho da |
author_facet |
Silva,Carlos Magno Carvalho da Sabóia,Vera Maria Teixeira,Enéas Rangel |
author_role |
author |
author2 |
Sabóia,Vera Maria Teixeira,Enéas Rangel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Carlos Magno Carvalho da Sabóia,Vera Maria Teixeira,Enéas Rangel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Físico Ensino Enfermagem Psicologia Relações interpessoais |
topic |
Exame Físico Ensino Enfermagem Psicologia Relações interpessoais |
description |
Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072009000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.3 2009 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389861318656 |