Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018 |
Resumo: | Objetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. |
id |
UFSC-17_a639f8fd3fc6f39c3c6be68916b7254d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072011000400018 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentesEducação em saúdeDiabetes mellitusSaúde do adolescenteObjetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000400018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Roberta Vilarouca daZanetti,Maria LúciaForti,Adriana Costa eFreitas,Roberto Wagner Júnior Freire deHissa,Miguel NasserDamasceno,Marta Maria Coelhopor2011-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000400018Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-12-16T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
title |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
spellingShingle |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes Silva,Ana Roberta Vilarouca da Educação em saúde Diabetes mellitus Saúde do adolescente |
title_short |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
title_full |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
title_fullStr |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
title_sort |
Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes |
author |
Silva,Ana Roberta Vilarouca da |
author_facet |
Silva,Ana Roberta Vilarouca da Zanetti,Maria Lúcia Forti,Adriana Costa e Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de Hissa,Miguel Nasser Damasceno,Marta Maria Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Zanetti,Maria Lúcia Forti,Adriana Costa e Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de Hissa,Miguel Nasser Damasceno,Marta Maria Coelho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Ana Roberta Vilarouca da Zanetti,Maria Lúcia Forti,Adriana Costa e Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de Hissa,Miguel Nasser Damasceno,Marta Maria Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Diabetes mellitus Saúde do adolescente |
topic |
Educação em saúde Diabetes mellitus Saúde do adolescente |
description |
Objetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072011000400018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118390666625024 |