Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Roberta Vilarouca da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zanetti,Maria Lúcia, Forti,Adriana Costa e, Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de, Hissa,Miguel Nasser, Damasceno,Marta Maria Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018
Resumo: Objetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco.
id UFSC-17_a639f8fd3fc6f39c3c6be68916b7254d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072011000400018
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentesEducação em saúdeDiabetes mellitusSaúde do adolescenteObjetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000400018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Roberta Vilarouca daZanetti,Maria LúciaForti,Adriana Costa eFreitas,Roberto Wagner Júnior Freire deHissa,Miguel NasserDamasceno,Marta Maria Coelhopor2011-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000400018Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-12-16T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
title Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
spellingShingle Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
Silva,Ana Roberta Vilarouca da
Educação em saúde
Diabetes mellitus
Saúde do adolescente
title_short Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
title_full Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
title_fullStr Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
title_full_unstemmed Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
title_sort Avaliação de duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes
author Silva,Ana Roberta Vilarouca da
author_facet Silva,Ana Roberta Vilarouca da
Zanetti,Maria Lúcia
Forti,Adriana Costa e
Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de
Hissa,Miguel Nasser
Damasceno,Marta Maria Coelho
author_role author
author2 Zanetti,Maria Lúcia
Forti,Adriana Costa e
Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de
Hissa,Miguel Nasser
Damasceno,Marta Maria Coelho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Roberta Vilarouca da
Zanetti,Maria Lúcia
Forti,Adriana Costa e
Freitas,Roberto Wagner Júnior Freire de
Hissa,Miguel Nasser
Damasceno,Marta Maria Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Diabetes mellitus
Saúde do adolescente
topic Educação em saúde
Diabetes mellitus
Saúde do adolescente
description Objetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072011000400018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.4 2011
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118390666625024