Influência intergeracional no cuidado do coto umbilical do recém-nascido
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000400013 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo conhecer as inter-relações geracionais que interferem no cuidado do coto umbilical do recém-nascido. Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, realizada no município de Jequié-Bahia com 29 sujeitos, sendo 10 puérperas e 19 familiares cuidadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, observação participante subsidiada pelo diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a influência dos valores culturais no sistema familiar intergeracional, no processo de cuidar, de modo a promover riscos de adoecimento referente às práticas populares de cuidados do coto umbilical. Assim, as ações educativas necessitam considerar o contexto cultural dos sujeitos envolvidos, de maneira a promover a congruência entre os saberes popular e o científico. |
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O estudo teve como objetivo conhecer as inter-relações geracionais que interferem no cuidado do coto umbilical do recém-nascido. Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, realizada no município de Jequié-Bahia com 29 sujeitos, sendo 10 puérperas e 19 familiares cuidadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, observação participante subsidiada pelo diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a influência dos valores culturais no sistema familiar intergeracional, no processo de cuidar, de modo a promover riscos de adoecimento referente às práticas populares de cuidados do coto umbilical. Assim, as ações educativas necessitam considerar o contexto cultural dos sujeitos envolvidos, de maneira a promover a congruência entre os saberes popular e o científico. |
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