LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Vânia Marli Schubert
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menegaz,Jouhanna do Carmo, Miranda,Fernanda Alves Carvalho de, Santos,Lauriana Medeiros Costa, Cunha,Alexandre Pareto da, Patrício,Samira Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400610
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir sobre os construtos de conhecimento base para o ensino, fontes deste conhecimento e o modelo de ação e raciocínio pedagógico de Shulman com vistas à investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Método: trata-se de reflexão articulada em três seções: Sobre Lee Shulman; Fontes e conhecimento base para o ensino; Modelo de ação e raciocínio pedagógico. Resultado: Lee Shulman é pesquisador norte-americano, professor emérito da Universidade de Standford, e, no artigo intitulado Knowledge and teaching: foundations of the new reform, originalmente publicado em 1987, apresentou três construtos para compreensão e investigação da prática docente, que têm influenciado desde então pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como biologia, matemática, língua inglesa, música e ciências sociais, agora utilizados e inseridos também na investigação em enfermagem e saúde. Conclusão: apresentaram-se os construtos, concluindo que sua utilização na investigação pode contribuir tanto para a análise da formação quanto da prática docente.
id UFSC-17_cd24c49e26818f9dfb9f2b1542e278a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072017000400610
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDEDocentesEnsinoFormação profissional em saúdeEnfermagemAção e raciocínio pedagógicoRESUMO Objetivo: refletir sobre os construtos de conhecimento base para o ensino, fontes deste conhecimento e o modelo de ação e raciocínio pedagógico de Shulman com vistas à investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Método: trata-se de reflexão articulada em três seções: Sobre Lee Shulman; Fontes e conhecimento base para o ensino; Modelo de ação e raciocínio pedagógico. Resultado: Lee Shulman é pesquisador norte-americano, professor emérito da Universidade de Standford, e, no artigo intitulado Knowledge and teaching: foundations of the new reform, originalmente publicado em 1987, apresentou três construtos para compreensão e investigação da prática docente, que têm influenciado desde então pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como biologia, matemática, língua inglesa, música e ciências sociais, agora utilizados e inseridos também na investigação em enfermagem e saúde. Conclusão: apresentaram-se os construtos, concluindo que sua utilização na investigação pode contribuir tanto para a análise da formação quanto da prática docente.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400610Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017001080017info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,Vânia Marli SchubertMenegaz,Jouhanna do CarmoMiranda,Fernanda Alves Carvalho deSantos,Lauriana Medeiros CostaCunha,Alexandre Pareto daPatrício,Samira Souzapor2017-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000400610Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-12-21T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
title LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
spellingShingle LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
Backes,Vânia Marli Schubert
Docentes
Ensino
Formação profissional em saúde
Enfermagem
Ação e raciocínio pedagógico
title_short LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
title_full LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
title_fullStr LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
title_full_unstemmed LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
title_sort LEE SHULMAN: CONTRIBUIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM E SAÚDE
author Backes,Vânia Marli Schubert
author_facet Backes,Vânia Marli Schubert
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Miranda,Fernanda Alves Carvalho de
Santos,Lauriana Medeiros Costa
Cunha,Alexandre Pareto da
Patrício,Samira Souza
author_role author
author2 Menegaz,Jouhanna do Carmo
Miranda,Fernanda Alves Carvalho de
Santos,Lauriana Medeiros Costa
Cunha,Alexandre Pareto da
Patrício,Samira Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,Vânia Marli Schubert
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Miranda,Fernanda Alves Carvalho de
Santos,Lauriana Medeiros Costa
Cunha,Alexandre Pareto da
Patrício,Samira Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Ensino
Formação profissional em saúde
Enfermagem
Ação e raciocínio pedagógico
topic Docentes
Ensino
Formação profissional em saúde
Enfermagem
Ação e raciocínio pedagógico
description RESUMO Objetivo: refletir sobre os construtos de conhecimento base para o ensino, fontes deste conhecimento e o modelo de ação e raciocínio pedagógico de Shulman com vistas à investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Método: trata-se de reflexão articulada em três seções: Sobre Lee Shulman; Fontes e conhecimento base para o ensino; Modelo de ação e raciocínio pedagógico. Resultado: Lee Shulman é pesquisador norte-americano, professor emérito da Universidade de Standford, e, no artigo intitulado Knowledge and teaching: foundations of the new reform, originalmente publicado em 1987, apresentou três construtos para compreensão e investigação da prática docente, que têm influenciado desde então pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como biologia, matemática, língua inglesa, música e ciências sociais, agora utilizados e inseridos também na investigação em enfermagem e saúde. Conclusão: apresentaram-se os construtos, concluindo que sua utilização na investigação pode contribuir tanto para a análise da formação quanto da prática docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400610
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-07072017001080017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394384875520