Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Jeferson
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos,Silvia Maria Azevedo dos, Spricigo,Jonas Salomão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300017
Resumo: Investigamos como se materializa o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos discursos dos docentes que ministram os conteúdos de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental nos quatro cursos de graduação em enfermagem mais antigos do Estado de Santa Catarina, sendo um deles público, e três, privados. O período de coleta dos dados foi de março a maio de 2010. Utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, tendo como técnica de coleta de dados, grupos de discussão. A perspectiva hermenêutico-dialética possibilitou a análise dos dados. Nos resultados, evidenciamos nos discursos docentes a ausência do paradigma de atenção psicossocial e de um ensino baseado na psicopatologia. Concluímos que o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental requer um referencial teórico baseado em paradigmas coerentes com a realidade local e a do Sistema Único de Saúde.
id UFSC-17_cd8d4482a1b7592c5c4c6512377f7524
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072012000300017
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docenteEnsinoCuidadoEnfermagemSaúde mentalInvestigamos como se materializa o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos discursos dos docentes que ministram os conteúdos de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental nos quatro cursos de graduação em enfermagem mais antigos do Estado de Santa Catarina, sendo um deles público, e três, privados. O período de coleta dos dados foi de março a maio de 2010. Utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, tendo como técnica de coleta de dados, grupos de discussão. A perspectiva hermenêutico-dialética possibilitou a análise dos dados. Nos resultados, evidenciamos nos discursos docentes a ausência do paradigma de atenção psicossocial e de um ensino baseado na psicopatologia. Concluímos que o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental requer um referencial teórico baseado em paradigmas coerentes com a realidade local e a do Sistema Único de Saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300017Texto & Contexto - Enfermagem v.21 n.3 2012reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072012000300017info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,JefersonSantos,Silvia Maria Azevedo dosSpricigo,Jonas Salomãopor2012-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072012000300017Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2012-09-28T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
title Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
spellingShingle Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
Rodrigues,Jeferson
Ensino
Cuidado
Enfermagem
Saúde mental
title_short Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
title_full Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
title_fullStr Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
title_full_unstemmed Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
title_sort Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente
author Rodrigues,Jeferson
author_facet Rodrigues,Jeferson
Santos,Silvia Maria Azevedo dos
Spricigo,Jonas Salomão
author_role author
author2 Santos,Silvia Maria Azevedo dos
Spricigo,Jonas Salomão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Jeferson
Santos,Silvia Maria Azevedo dos
Spricigo,Jonas Salomão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Cuidado
Enfermagem
Saúde mental
topic Ensino
Cuidado
Enfermagem
Saúde mental
description Investigamos como se materializa o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos discursos dos docentes que ministram os conteúdos de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental nos quatro cursos de graduação em enfermagem mais antigos do Estado de Santa Catarina, sendo um deles público, e três, privados. O período de coleta dos dados foi de março a maio de 2010. Utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, tendo como técnica de coleta de dados, grupos de discussão. A perspectiva hermenêutico-dialética possibilitou a análise dos dados. Nos resultados, evidenciamos nos discursos docentes a ausência do paradigma de atenção psicossocial e de um ensino baseado na psicopatologia. Concluímos que o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental requer um referencial teórico baseado em paradigmas coerentes com a realidade local e a do Sistema Único de Saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072012000300017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.21 n.3 2012
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391085006848