Finalidade das estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões,João Filipe Fernandes Lindo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Garrido,António Fernando da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000400003
Resumo: O presente artigo resulta de trabalhos de grupo realizados por enfermeiros durante uma formação sobre o processo de supervisão, leccionada pelos autores enquanto membros do Centro de Estágios da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro - Portugal. Tem como objectivos aprofundar conhecimentos acerca desta temática, identificar a finalidade das estratégias que são utilizadas e a quais dão mais ênfase. A recolha de dados foi realizada através da narração de episódios significativos, por 20 enfermeiros cooperantes na supervisão, no período de janeiro a fevereiro de 2005. Desenvolveu-se um estudo exploratório-qualitativo tendo-se procedido à análise de conteúdo das referidas narrações. Com o presente estudo verificámos que os enfermeiros, utilizam as estratégias de supervisão com a finalidade de prestar atenção, clarificar, encorajar, servir de espelho, dar opinião, ajudar a encontrar soluções para os problemas, negociar, orientar, estabelecer critérios e condicionar. Da análise dos resultados concluímos que os supervisores deste estudo se aproximam de um perfil não-directivo.
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