RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es. |
id |
UFSC-17_e6934281ff8c33f7055bf7dba888e43f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072017000400603 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICASMetodologiaPesquisa em enfermagemEducação profissional em saúde públicaAprendizagemEducação em enfermagemRESUMO Objetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017002500017info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Maria Raquel Gomes MaiaGottems,Leila Bernarda DonatoFonseca,Rosa Maria Godoy Serpa dapor2017-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000400603Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-12-06T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
title |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
spellingShingle |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS Pires,Maria Raquel Gomes Maia Metodologia Pesquisa em enfermagem Educação profissional em saúde pública Aprendizagem Educação em enfermagem |
title_short |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
title_full |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
title_fullStr |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
title_full_unstemmed |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
title_sort |
RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS |
author |
Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
author_facet |
Pires,Maria Raquel Gomes Maia Gottems,Leila Bernarda Donato Fonseca,Rosa Maria Godoy Serpa da |
author_role |
author |
author2 |
Gottems,Leila Bernarda Donato Fonseca,Rosa Maria Godoy Serpa da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires,Maria Raquel Gomes Maia Gottems,Leila Bernarda Donato Fonseca,Rosa Maria Godoy Serpa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Pesquisa em enfermagem Educação profissional em saúde pública Aprendizagem Educação em enfermagem |
topic |
Metodologia Pesquisa em enfermagem Educação profissional em saúde pública Aprendizagem Educação em enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-07072017002500017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118394373341184 |