Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gottems, Leila Bernarda Donato, Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30719
http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017
Resumo: Objetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es.
id UNB_6c9e3f7ca410cc7832b7a1d4f18d5598
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30719
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticasRecrearse lúdico en el desarrollo de juegos en la salud : referencias teórico-metodológicas en la producción de subjetividades críticasLudic reinvention in the development of games in health : theoretical-methodological frameworks for the production of critical subjectivitiesMetodologiaEnfermagem - pesquisaEnsino profissional - saúde públicaAprendizagemEnfermagem - estudo e ensinoObjetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es.Objective: to reflect on the centrality of the ludic in the reinvention of critical subjectivities in the area of health; to present, based in the framework elaborated and in the reports of experience in research, the techniques, instruments and triangulations used in the Ludic Reinvention methodology. Method: theoretical reflection and experience report in research with the aim of basing the theoretical-methodological framework of Ludic Reinvention in the production of game-based educational technologies for health. Results: the agonist perspective of Ludic Reinvention in the production of critical subjectivities opposes the positivist conceptions present in the scientific and technological production of games geared towards health and the games market. Conclusion: the methodology of Ludic Reinvention, based in the agon as a principle of disputation engaged in favor of the imagination and the abundance of life contributes to experiences which are full of feelings which are expressed in multiple, relational, de-centred and interpretive subjectivities in the players.Objetivo: reflexionar sobre la centralidad del recreo lúdico en la reinvención de subjetividades críticas en el área de la salud; con base en el referencial elaborado y en los relatos de experiencia en investigación, las técnicas, los instrumentos y las triangulaciones utilizadas en la metodología del Recrearse Lúdico. Método: reflexión teórica y relato de experiencia en investigación con el propósito de fundamentar el referencial teórico-metodológico del Recrearse Lúdico en la producción de tecnologías lúdico-educativas para la salud. Resultados: la perspectiva agonista del Recrearse Lúdico en la producción de subjetividades críticas se contrapone a las concepciones positivistas presentes en la producción científica y tecnológica de los juegos volcados para la salud y para el mercado de los juegos. Conclusión: la metodología del Recrearse Lúdico, fundamentada en el agon como un principio de combate comprometido en favor de la imaginación y de la abundancia de vida, contribuye a experiencias plenas de sentidos que se expresan en subjetividades múltiples, relacionales, descentradas e interpretativas en las/os de las jugadoras/es.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-04T19:14:47Z2018-01-04T19:14:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leila Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, e2500017, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub Dec 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017. _______________________________________________________________________________________________________________________________PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leila Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Ludic reinvention in the development of games in health: theoretical-methodological frameworks for the production of critical subjectivities. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, e2500017, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub 11-Dez-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30719http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017porengTexto & Contexto - Enfermagem - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=en&nrm=iso. Acesso em 31 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Maria Raquel Gomes MaiaGottems, Leila Bernarda DonatoFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/30719Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
Recrearse lúdico en el desarrollo de juegos en la salud : referencias teórico-metodológicas en la producción de subjetividades críticas
Ludic reinvention in the development of games in health : theoretical-methodological frameworks for the production of critical subjectivities
title Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
spellingShingle Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Metodologia
Enfermagem - pesquisa
Ensino profissional - saúde pública
Aprendizagem
Enfermagem - estudo e ensino
title_short Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
title_full Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
title_fullStr Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
title_full_unstemmed Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
title_sort Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde : referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas
author Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author_facet Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Gottems, Leila Bernarda Donato
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
author_role author
author2 Gottems, Leila Bernarda Donato
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Gottems, Leila Bernarda Donato
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Enfermagem - pesquisa
Ensino profissional - saúde pública
Aprendizagem
Enfermagem - estudo e ensino
topic Metodologia
Enfermagem - pesquisa
Ensino profissional - saúde pública
Aprendizagem
Enfermagem - estudo e ensino
description Objetivo: refletir sobre a centralidade do lúdico na reinvenção de subjetividades críticas na área da saúde; apresentar, com base no referencial elaborado e nos relatos de experiência em pesquisa, as técnicas, os instrumentos e as triangulações utilizadas na metodologia Recriar-se Lúdico. Método: reflexão teórica e relato de experiência em pesquisa com o propósito de fundamentar o referencial teórico-metodológico do Recriar-se Lúdico na produção de tecnologias lúdico-educativas para a saúde. Resultados: a perspectiva agonista do Recriar-se Lúdico na produção de subjetividades críticas contrapõe-se às concepções positivistas presentes na produção científica e tecnológica dos jogos voltados para a saúde e para o mercado dos games. Conclusão: a metodologia do Recriar-se Lúdico, fundamentada no agon como um princípio de combate engajado em favor da imaginação e da abundância de vida, contribui para experiências plenas de sentidos que se expressam em subjetividades múltiplas, relacionais, descentradas e interpretativas nas/os jogadoras/es.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-04T19:14:47Z
2018-01-04T19:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leila Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, e2500017, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub Dec 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017. _______________________________________________________________________________________________________________________________
PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leila Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Ludic reinvention in the development of games in health: theoretical-methodological frameworks for the production of critical subjectivities. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, e2500017, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub 11-Dez-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30719
http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017
identifier_str_mv PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leila Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referências teórico-metodológicas à produção de subjetividades críticas. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, e2500017, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub Dec 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017. _______________________________________________________________________________________________________________________________
PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leila Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Ludic reinvention in the development of games in health: theoretical-methodological frameworks for the production of critical subjectivities. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, e2500017, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub 11-Dez-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30719
http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580789464662016