Os limites da participação: as gestões municipais do PSB em Natal e Maceió
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Política & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n19p199 |
Resumo: | A ampliação das experiências de participação da sociedade civil na gestão pública tem ocasionado uma grande diversidade de resultados, mesmo quando levadas a cabo por grupos pertencentes a um mesmo partido ou a uma mesma tendência ideológica. Assim, a questão que nosimpulsionou à investigação direcionava-se a analisar por que o projeto de gestão participativa se realiza em formatos diferentes, mesmo quando os gestores pertencem a um mesmo partido e seguem o mesmo discurso. A análise comparativa das duas experiências (Natal e Maceió) demonstrou que há semelhanças, mas, apesar de ambas estarem atreladas ao mesmo projeto político-partidário, há também diferenças, em termos: do avanço do projeto, principalmente em decorrência da peculiaridade do trabalho de base realizado pelos partidos de esquerda junto ao movimento popular; do tipo de coalizão governista que se formou no município e do legado institucional deixado pela gestão anterior. |
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Os limites da participação: as gestões municipais do PSB em Natal e MaceióA ampliação das experiências de participação da sociedade civil na gestão pública tem ocasionado uma grande diversidade de resultados, mesmo quando levadas a cabo por grupos pertencentes a um mesmo partido ou a uma mesma tendência ideológica. Assim, a questão que nosimpulsionou à investigação direcionava-se a analisar por que o projeto de gestão participativa se realiza em formatos diferentes, mesmo quando os gestores pertencem a um mesmo partido e seguem o mesmo discurso. A análise comparativa das duas experiências (Natal e Maceió) demonstrou que há semelhanças, mas, apesar de ambas estarem atreladas ao mesmo projeto político-partidário, há também diferenças, em termos: do avanço do projeto, principalmente em decorrência da peculiaridade do trabalho de base realizado pelos partidos de esquerda junto ao movimento popular; do tipo de coalizão governista que se formou no município e do legado institucional deixado pela gestão anterior.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)2011-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n19p19910.5007/2175-7984.2011v10n19p199Política & Sociedade; Vol. 10 No. 19 (2011); 199-238Política & Sociedade; Vol. 10 Núm. 19 (2011); 199-238Política & Sociedade; v. 10 n. 19 (2011); 199-2382175-79841677-4140reponame:Política & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n19p199/19599Copyright (c) 2011 Política & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBento Almeida, Lindijane de Souza2022-11-21T14:13:39Zoai:periodicos.ufsc.br:article/21504Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/oai||ernesto.seidl@ufsc.br|| ps@cfh.ufsc.br2175-79841677-4140opendoar:2022-11-21T14:13:39Política & Sociedade (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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