Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Ana Marcia Alves
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Barreiro, Águida Celina de Méo, Bagnato, Vanderlei Salvador
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902
Resumo: No Instituto de Física (USP), campus de São Carlos, foi realizada a experiência da introdução de aulas demonstrativas, no curso de Física, aos alunos do 1o ano de Engenharia. Tal estratégia, combinada com a exposição dialogada, é um recurso didático valioso para tópicos básicos de Física, que geralmente oferecem terreno árido para o ensino estimulante e a aprendizagem significativa. A utilização dos experimentos demonstrativos confeccionados foi sendo avaliada junto com os estudantes, no decorrer do semestre, por meio de questionários e registros de observação em sala de aula. A iniciativa e a proposta são de autoria de Vanderlei Bagnato, um dos autores desse artigo.
id UFSC-19_0c5cfec33f0a3e71956956ce8e836a61
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9902
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aulaNo Instituto de Física (USP), campus de São Carlos, foi realizada a experiência da introdução de aulas demonstrativas, no curso de Física, aos alunos do 1o ano de Engenharia. Tal estratégia, combinada com a exposição dialogada, é um recurso didático valioso para tópicos básicos de Física, que geralmente oferecem terreno árido para o ensino estimulante e a aprendizagem significativa. A utilização dos experimentos demonstrativos confeccionados foi sendo avaliada junto com os estudantes, no decorrer do semestre, por meio de questionários e registros de observação em sala de aula. A iniciativa e a proposta são de autoria de Vanderlei Bagnato, um dos autores desse artigo.Imprensa Universitária - UFSC2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 76-812175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902/9237Taveira, Ana Marcia AlvesBarreiro, Águida Celina de MéoBagnato, Vanderlei Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T18:01:05Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9902Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T18:01:05Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
title Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
spellingShingle Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
Taveira, Ana Marcia Alves
title_short Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
title_full Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
title_fullStr Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
title_full_unstemmed Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
title_sort Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula
author Taveira, Ana Marcia Alves
author_facet Taveira, Ana Marcia Alves
Barreiro, Águida Celina de Méo
Bagnato, Vanderlei Salvador
author_role author
author2 Barreiro, Águida Celina de Méo
Bagnato, Vanderlei Salvador
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Ana Marcia Alves
Barreiro, Águida Celina de Méo
Bagnato, Vanderlei Salvador
description No Instituto de Física (USP), campus de São Carlos, foi realizada a experiência da introdução de aulas demonstrativas, no curso de Física, aos alunos do 1o ano de Engenharia. Tal estratégia, combinada com a exposição dialogada, é um recurso didático valioso para tópicos básicos de Física, que geralmente oferecem terreno árido para o ensino estimulante e a aprendizagem significativa. A utilização dos experimentos demonstrativos confeccionados foi sendo avaliada junto com os estudantes, no decorrer do semestre, por meio de questionários e registros de observação em sala de aula. A iniciativa e a proposta são de autoria de Vanderlei Bagnato, um dos autores desse artigo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902/9237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 76-81
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571651899392