Projeto sala de demonstração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Alice [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ==
http://hdl.handle.net/11449/147026
Resumo: As atividades de demonstração constituem-se em práticas didático-pedagógicas de caráter experimental realizadas a partir do uso de dispositivos ou equipamentos experimentais específicos que contribuem para a explicação de um conceito, princípio ou regra relacionado ao assunto durante uma palestra. Essas atividades, normalmente realizadas em escolas, teatros, estádios ou qualquer outro ambiente público por um palestrante que, de forma hábil faz uso de equipamentos de demonstrações experimentais, foram chamadas por TAYLOR (1988) de Lecture Demonstration. Para esse autor, uma lecture demonstration tem semelhanças com um show ou peça teatral. Os experimentos ou equipamentos de demonstração são coadjuvantes do espetáculo, cuja mensagem principal é divulgar a Ciência. Em nosso projeto, construímos uma série de equipamentos experimentais que abordam conceitos e princípios diversos da Física, cujo objetivo é promover atividades de demonstrações em escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino regional de Guaratinguetá. A ideia é divulgar a Ciência e motivar estudantes de nível médio ao estudo da Física bem como das ciências exatas. Nesse sentido, alunos bolsistas não só ajudam a construir novos equipamentos como auxiliam na realização de palestras dirigidas aos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Os equipamentos também ficam disponíveis para empréstimos de professores da rede estadual que desejem utilizá-los em sua sala de aula. Nesse contexto, não apenas as escolas públicas são beneficiadas, já que os alunos bolsistas, preferencialmente oriundos dos cursos de graduação em Licenciatura em Física, têm a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades para produzirem equipamentos experimentais de baixo custo. Outra importante contribuição da sala de demonstração são as pesquisas que a partir dela são geradas. Nessa perspectiva, diferentes investigações vêm sendo desenvolvidas mediante o uso da sala de demonstração dentre elas destacam-se os estudos sobre, a motivação que o uso das demonstrações gera nos alunos, o impacto de tais atividades no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e a avaliação da potencialidade educativa dos equipamentos de demonstração desenvolvidos.
id UNSP_b0567d378f7ada9c393f8b4d1dd2fc7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147026
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto sala de demonstraçãoAs atividades de demonstração constituem-se em práticas didático-pedagógicas de caráter experimental realizadas a partir do uso de dispositivos ou equipamentos experimentais específicos que contribuem para a explicação de um conceito, princípio ou regra relacionado ao assunto durante uma palestra. Essas atividades, normalmente realizadas em escolas, teatros, estádios ou qualquer outro ambiente público por um palestrante que, de forma hábil faz uso de equipamentos de demonstrações experimentais, foram chamadas por TAYLOR (1988) de Lecture Demonstration. Para esse autor, uma lecture demonstration tem semelhanças com um show ou peça teatral. Os experimentos ou equipamentos de demonstração são coadjuvantes do espetáculo, cuja mensagem principal é divulgar a Ciência. Em nosso projeto, construímos uma série de equipamentos experimentais que abordam conceitos e princípios diversos da Física, cujo objetivo é promover atividades de demonstrações em escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino regional de Guaratinguetá. A ideia é divulgar a Ciência e motivar estudantes de nível médio ao estudo da Física bem como das ciências exatas. Nesse sentido, alunos bolsistas não só ajudam a construir novos equipamentos como auxiliam na realização de palestras dirigidas aos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Os equipamentos também ficam disponíveis para empréstimos de professores da rede estadual que desejem utilizá-los em sua sala de aula. Nesse contexto, não apenas as escolas públicas são beneficiadas, já que os alunos bolsistas, preferencialmente oriundos dos cursos de graduação em Licenciatura em Física, têm a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades para produzirem equipamentos experimentais de baixo custo. Outra importante contribuição da sala de demonstração são as pesquisas que a partir dela são geradas. Nessa perspectiva, diferentes investigações vêm sendo desenvolvidas mediante o uso da sala de demonstração dentre elas destacam-se os estudos sobre, a motivação que o uso das demonstrações gera nos alunos, o impacto de tais atividades no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e a avaliação da potencialidade educativa dos equipamentos de demonstração desenvolvidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2017-01-02T15:40:17Z2017-01-02T15:40:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectEDU03application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10100http://hdl.handle.net/11449/1470262013-09965-assis.pdf0143498612781228PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:25:56.486270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto sala de demonstração
title Projeto sala de demonstração
spellingShingle Projeto sala de demonstração
Assis, Alice [UNESP]
title_short Projeto sala de demonstração
title_full Projeto sala de demonstração
title_fullStr Projeto sala de demonstração
title_full_unstemmed Projeto sala de demonstração
title_sort Projeto sala de demonstração
author Assis, Alice [UNESP]
author_facet Assis, Alice [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author_role author
author2 Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
description As atividades de demonstração constituem-se em práticas didático-pedagógicas de caráter experimental realizadas a partir do uso de dispositivos ou equipamentos experimentais específicos que contribuem para a explicação de um conceito, princípio ou regra relacionado ao assunto durante uma palestra. Essas atividades, normalmente realizadas em escolas, teatros, estádios ou qualquer outro ambiente público por um palestrante que, de forma hábil faz uso de equipamentos de demonstrações experimentais, foram chamadas por TAYLOR (1988) de Lecture Demonstration. Para esse autor, uma lecture demonstration tem semelhanças com um show ou peça teatral. Os experimentos ou equipamentos de demonstração são coadjuvantes do espetáculo, cuja mensagem principal é divulgar a Ciência. Em nosso projeto, construímos uma série de equipamentos experimentais que abordam conceitos e princípios diversos da Física, cujo objetivo é promover atividades de demonstrações em escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino regional de Guaratinguetá. A ideia é divulgar a Ciência e motivar estudantes de nível médio ao estudo da Física bem como das ciências exatas. Nesse sentido, alunos bolsistas não só ajudam a construir novos equipamentos como auxiliam na realização de palestras dirigidas aos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Os equipamentos também ficam disponíveis para empréstimos de professores da rede estadual que desejem utilizá-los em sua sala de aula. Nesse contexto, não apenas as escolas públicas são beneficiadas, já que os alunos bolsistas, preferencialmente oriundos dos cursos de graduação em Licenciatura em Física, têm a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades para produzirem equipamentos experimentais de baixo custo. Outra importante contribuição da sala de demonstração são as pesquisas que a partir dela são geradas. Nessa perspectiva, diferentes investigações vêm sendo desenvolvidas mediante o uso da sala de demonstração dentre elas destacam-se os estudos sobre, a motivação que o uso das demonstrações gera nos alunos, o impacto de tais atividades no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e a avaliação da potencialidade educativa dos equipamentos de demonstração desenvolvidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:17Z
2017-01-02T15:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10100
http://hdl.handle.net/11449/147026
2013-09965-assis.pdf
0143498612781228
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ==
http://hdl.handle.net/11449/147026
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10100
2013-09965-assis.pdf
0143498612781228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv EDU03
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129319100219392