Projeto sala de demonstração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ== http://hdl.handle.net/11449/147026 |
Resumo: | As atividades de demonstração constituem-se em práticas didático-pedagógicas de caráter experimental realizadas a partir do uso de dispositivos ou equipamentos experimentais específicos que contribuem para a explicação de um conceito, princípio ou regra relacionado ao assunto durante uma palestra. Essas atividades, normalmente realizadas em escolas, teatros, estádios ou qualquer outro ambiente público por um palestrante que, de forma hábil faz uso de equipamentos de demonstrações experimentais, foram chamadas por TAYLOR (1988) de Lecture Demonstration. Para esse autor, uma lecture demonstration tem semelhanças com um show ou peça teatral. Os experimentos ou equipamentos de demonstração são coadjuvantes do espetáculo, cuja mensagem principal é divulgar a Ciência. Em nosso projeto, construímos uma série de equipamentos experimentais que abordam conceitos e princípios diversos da Física, cujo objetivo é promover atividades de demonstrações em escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino regional de Guaratinguetá. A ideia é divulgar a Ciência e motivar estudantes de nível médio ao estudo da Física bem como das ciências exatas. Nesse sentido, alunos bolsistas não só ajudam a construir novos equipamentos como auxiliam na realização de palestras dirigidas aos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Os equipamentos também ficam disponíveis para empréstimos de professores da rede estadual que desejem utilizá-los em sua sala de aula. Nesse contexto, não apenas as escolas públicas são beneficiadas, já que os alunos bolsistas, preferencialmente oriundos dos cursos de graduação em Licenciatura em Física, têm a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades para produzirem equipamentos experimentais de baixo custo. Outra importante contribuição da sala de demonstração são as pesquisas que a partir dela são geradas. Nessa perspectiva, diferentes investigações vêm sendo desenvolvidas mediante o uso da sala de demonstração dentre elas destacam-se os estudos sobre, a motivação que o uso das demonstrações gera nos alunos, o impacto de tais atividades no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e a avaliação da potencialidade educativa dos equipamentos de demonstração desenvolvidos. |
id |
UNSP_b0567d378f7ada9c393f8b4d1dd2fc7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/147026 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto sala de demonstraçãoAs atividades de demonstração constituem-se em práticas didático-pedagógicas de caráter experimental realizadas a partir do uso de dispositivos ou equipamentos experimentais específicos que contribuem para a explicação de um conceito, princípio ou regra relacionado ao assunto durante uma palestra. Essas atividades, normalmente realizadas em escolas, teatros, estádios ou qualquer outro ambiente público por um palestrante que, de forma hábil faz uso de equipamentos de demonstrações experimentais, foram chamadas por TAYLOR (1988) de Lecture Demonstration. Para esse autor, uma lecture demonstration tem semelhanças com um show ou peça teatral. Os experimentos ou equipamentos de demonstração são coadjuvantes do espetáculo, cuja mensagem principal é divulgar a Ciência. Em nosso projeto, construímos uma série de equipamentos experimentais que abordam conceitos e princípios diversos da Física, cujo objetivo é promover atividades de demonstrações em escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino regional de Guaratinguetá. A ideia é divulgar a Ciência e motivar estudantes de nível médio ao estudo da Física bem como das ciências exatas. Nesse sentido, alunos bolsistas não só ajudam a construir novos equipamentos como auxiliam na realização de palestras dirigidas aos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Os equipamentos também ficam disponíveis para empréstimos de professores da rede estadual que desejem utilizá-los em sua sala de aula. Nesse contexto, não apenas as escolas públicas são beneficiadas, já que os alunos bolsistas, preferencialmente oriundos dos cursos de graduação em Licenciatura em Física, têm a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades para produzirem equipamentos experimentais de baixo custo. Outra importante contribuição da sala de demonstração são as pesquisas que a partir dela são geradas. Nessa perspectiva, diferentes investigações vêm sendo desenvolvidas mediante o uso da sala de demonstração dentre elas destacam-se os estudos sobre, a motivação que o uso das demonstrações gera nos alunos, o impacto de tais atividades no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e a avaliação da potencialidade educativa dos equipamentos de demonstração desenvolvidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2017-01-02T15:40:17Z2017-01-02T15:40:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectEDU03application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10100http://hdl.handle.net/11449/1470262013-09965-assis.pdf0143498612781228PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:25:56.486270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto sala de demonstração |
title |
Projeto sala de demonstração |
spellingShingle |
Projeto sala de demonstração Assis, Alice [UNESP] |
title_short |
Projeto sala de demonstração |
title_full |
Projeto sala de demonstração |
title_fullStr |
Projeto sala de demonstração |
title_full_unstemmed |
Projeto sala de demonstração |
title_sort |
Projeto sala de demonstração |
author |
Assis, Alice [UNESP] |
author_facet |
Assis, Alice [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Alice [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
description |
As atividades de demonstração constituem-se em práticas didático-pedagógicas de caráter experimental realizadas a partir do uso de dispositivos ou equipamentos experimentais específicos que contribuem para a explicação de um conceito, princípio ou regra relacionado ao assunto durante uma palestra. Essas atividades, normalmente realizadas em escolas, teatros, estádios ou qualquer outro ambiente público por um palestrante que, de forma hábil faz uso de equipamentos de demonstrações experimentais, foram chamadas por TAYLOR (1988) de Lecture Demonstration. Para esse autor, uma lecture demonstration tem semelhanças com um show ou peça teatral. Os experimentos ou equipamentos de demonstração são coadjuvantes do espetáculo, cuja mensagem principal é divulgar a Ciência. Em nosso projeto, construímos uma série de equipamentos experimentais que abordam conceitos e princípios diversos da Física, cujo objetivo é promover atividades de demonstrações em escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino regional de Guaratinguetá. A ideia é divulgar a Ciência e motivar estudantes de nível médio ao estudo da Física bem como das ciências exatas. Nesse sentido, alunos bolsistas não só ajudam a construir novos equipamentos como auxiliam na realização de palestras dirigidas aos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. Os equipamentos também ficam disponíveis para empréstimos de professores da rede estadual que desejem utilizá-los em sua sala de aula. Nesse contexto, não apenas as escolas públicas são beneficiadas, já que os alunos bolsistas, preferencialmente oriundos dos cursos de graduação em Licenciatura em Física, têm a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades para produzirem equipamentos experimentais de baixo custo. Outra importante contribuição da sala de demonstração são as pesquisas que a partir dela são geradas. Nessa perspectiva, diferentes investigações vêm sendo desenvolvidas mediante o uso da sala de demonstração dentre elas destacam-se os estudos sobre, a motivação que o uso das demonstrações gera nos alunos, o impacto de tais atividades no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e a avaliação da potencialidade educativa dos equipamentos de demonstração desenvolvidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:17Z 2017-01-02T15:40:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10100 http://hdl.handle.net/11449/147026 2013-09965-assis.pdf 0143498612781228 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk2NQ== http://hdl.handle.net/11449/147026 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10100 2013-09965-assis.pdf 0143498612781228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
EDU03 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129319100219392 |