O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7263 |
Resumo: | É sugerido uma estratégia para auxiliar os alunos a desenvolverem a noção de diferença de potencial. Tal estratégia combina experimentação qualitativa e quantitativa com um teste-tarefa (de lápis e papel) usado como recurso didático. Nos diversos itens desse teste os alunos são solicitados a predizer as possíveis leituras de um voltímetro. |
id |
UFSC-19_1287a189a01c24e0da7bf575631f1916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7263 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencialÉ sugerido uma estratégia para auxiliar os alunos a desenvolverem a noção de diferença de potencial. Tal estratégia combina experimentação qualitativa e quantitativa com um teste-tarefa (de lápis e papel) usado como recurso didático. Nos diversos itens desse teste os alunos são solicitados a predizer as possíveis leituras de um voltímetro.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7263Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 1 (1994); 19-262175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7263/6690Axt, RolandoAlves, Virgínia Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:44:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7263Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:44:19Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
title |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
spellingShingle |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial Axt, Rolando |
title_short |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
title_full |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
title_fullStr |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
title_full_unstemmed |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
title_sort |
O papel do Voltímetro na aquisição do conceito de diferença de potencial |
author |
Axt, Rolando |
author_facet |
Axt, Rolando Alves, Virgínia Mello |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Virgínia Mello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Axt, Rolando Alves, Virgínia Mello |
description |
É sugerido uma estratégia para auxiliar os alunos a desenvolverem a noção de diferença de potencial. Tal estratégia combina experimentação qualitativa e quantitativa com um teste-tarefa (de lápis e papel) usado como recurso didático. Nos diversos itens desse teste os alunos são solicitados a predizer as possíveis leituras de um voltímetro. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7263 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7263/6690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 1 (1994); 19-26 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570945159168 |