Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagreca, Maria do Carmo B.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moraes, Márcia Cristina, Lima, Valderez Marina do Rosário, Raymundo, Valéria Pinheiro, Gessinger, Rosana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543
Resumo: Os problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”.  O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções.
id UFSC-19_3762ca3cadf6ce34073a3f3d54ea7db8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/22995
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagemOs problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”.  O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p54310.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 543-5612175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543/22935Lagreca, Maria do Carmo B.Moraes, Márcia CristinaLima, Valderez Marina do RosárioRaymundo, Valéria PinheiroGessinger, Rosana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:03:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22995Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:03:58Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
title Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
spellingShingle Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
Lagreca, Maria do Carmo B.
title_short Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
title_full Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
title_fullStr Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
title_sort Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
author Lagreca, Maria do Carmo B.
author_facet Lagreca, Maria do Carmo B.
Moraes, Márcia Cristina
Lima, Valderez Marina do Rosário
Raymundo, Valéria Pinheiro
Gessinger, Rosana Maria
author_role author
author2 Moraes, Márcia Cristina
Lima, Valderez Marina do Rosário
Raymundo, Valéria Pinheiro
Gessinger, Rosana Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lagreca, Maria do Carmo B.
Moraes, Márcia Cristina
Lima, Valderez Marina do Rosário
Raymundo, Valéria Pinheiro
Gessinger, Rosana Maria
description Os problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”.  O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543/22935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 543-561
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572902850560