Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543 |
Resumo: | Os problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”. O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções. |
id |
UFSC-19_3762ca3cadf6ce34073a3f3d54ea7db8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/22995 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagemOs problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”. O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p54310.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 543-5612175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543/22935Lagreca, Maria do Carmo B.Moraes, Márcia CristinaLima, Valderez Marina do RosárioRaymundo, Valéria PinheiroGessinger, Rosana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:03:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22995Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:03:58Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
title |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem Lagreca, Maria do Carmo B. |
title_short |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
title_full |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Estudo do lançamento vertical: uma proposta de ensino por meio de objetos de aprendizagem |
author |
Lagreca, Maria do Carmo B. |
author_facet |
Lagreca, Maria do Carmo B. Moraes, Márcia Cristina Lima, Valderez Marina do Rosário Raymundo, Valéria Pinheiro Gessinger, Rosana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Márcia Cristina Lima, Valderez Marina do Rosário Raymundo, Valéria Pinheiro Gessinger, Rosana Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lagreca, Maria do Carmo B. Moraes, Márcia Cristina Lima, Valderez Marina do Rosário Raymundo, Valéria Pinheiro Gessinger, Rosana Maria |
description |
Os problemas evidenciados no Ensino Fundamental e Médio têm trazido para a Universidade alguns alunos que apresentam dificuldades, principalmente nas áreas de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Com o objetivo de oferecer a esses alunos uma oportunidade de recuperar os conceitos básicos referentes a essas áreas, foi criado um laboratório que faz uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – Laboratório de Aprendizagem (LAPREN). Nesse laboratório, são produzidos materiais educacionais digitais, denominados objetos de aprendizagem, que possibilitam a apresentação de conteúdos de uma forma mais interativa. O presente artigo visa apresentar o objeto de Física denominado “Estudo do Lançamento Vertical”. O objeto propõe o estudo sobre o movimento vertical e a atuação de força(s) durante esse movimento, utilizando questões que abordam os conceitos aceitos cientificamente e confrontando-os com os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a promover a reflexão sobre suas concepções. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p543/22935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 543-561 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572902850560 |