A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057 |
Resumo: | Abordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências. |
id |
UFSC-19_3d1898afa40bdf0f9449267b660b9711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/10057 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciênciasAbordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19, n. Especial - junho de 2002; 100-1252175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057/15387Cupani, Alberto OsmarPietrocola, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:31:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10057Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:31:52Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
title |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
spellingShingle |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências Cupani, Alberto Osmar |
title_short |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
title_full |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
title_fullStr |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
title_sort |
A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências |
author |
Cupani, Alberto Osmar |
author_facet |
Cupani, Alberto Osmar Pietrocola, Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Pietrocola, Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cupani, Alberto Osmar Pietrocola, Maurício |
description |
Abordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057/15387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19, n. Especial - junho de 2002; 100-125 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940571931869184 |