A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cupani, Alberto Osmar
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Pietrocola, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057
Resumo: Abordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências.
id UFSC-19_3d1898afa40bdf0f9449267b660b9711
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/10057
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciênciasAbordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19, n. Especial - junho de 2002; 100-1252175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057/15387Cupani, Alberto OsmarPietrocola, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:31:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10057Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:31:52Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
title A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
spellingShingle A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
Cupani, Alberto Osmar
title_short A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
title_full A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
title_fullStr A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
title_full_unstemmed A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
title_sort A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências
author Cupani, Alberto Osmar
author_facet Cupani, Alberto Osmar
Pietrocola, Maurício
author_role author
author2 Pietrocola, Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cupani, Alberto Osmar
Pietrocola, Maurício
description Abordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057/15387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19, n. Especial - junho de 2002; 100-125
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571931869184