Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781 |
Resumo: | Este trabalho procura colocar em evidência elementos que subsidiem os professores de física, especialmente aqueles do ensino secundário, a apresentar e a definir o sentido das forças de atrito estático e cinético de forma a promover a evolução conceitual nos modos de raciocínio dos seus alunos sobre este fenômeno. Através de uma análise de conteúdo dos livros de ciências da 8a série indicados pelo MEC (Guia do livro didático 1999), quanto ao sentido atribuído às forças de atrito sólido seco (atrito entre sólidos em contato e sem adição de fluido), mostra-se, a partir das concepções de senso comum apresentadas pelos alunos sobre este fenômeno, que a abordagem deste conteúdo específico nos livros analisados não contribui para que o modelo do aluno seja colocado em questão ou, até mesmo, contribui para reforçá-lo. |
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