Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Altair Lorencetti
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Caldas, Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781
Resumo: Este trabalho procura colocar em evidência elementos que subsidiem os professores de física, especialmente aqueles do ensino secundário, a apresentar e a definir o sentido das forças de atrito estático e cinético de forma a promover a evolução conceitual nos modos de raciocínio dos seus alunos sobre este fenômeno. Através de uma análise de conteúdo dos livros de ciências da 8a série indicados pelo MEC (Guia do livro didático 1999), quanto ao sentido atribuído às forças de atrito sólido seco (atrito entre sólidos em contato e sem adição de fluido), mostra-se, a partir das concepções de senso comum apresentadas pelos alunos sobre este fenômeno, que a abordagem deste conteúdo específico nos livros analisados não contribui para que o modelo do aluno seja colocado em questão ou, até mesmo, contribui para reforçá-lo.
id UFSC-19_404a2e5121f27cb51b6fb720355f515f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6781
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Sentido das forças de atrito e os livros de 8a sérieEste trabalho procura colocar em evidência elementos que subsidiem os professores de física, especialmente aqueles do ensino secundário, a apresentar e a definir o sentido das forças de atrito estático e cinético de forma a promover a evolução conceitual nos modos de raciocínio dos seus alunos sobre este fenômeno. Através de uma análise de conteúdo dos livros de ciências da 8a série indicados pelo MEC (Guia do livro didático 1999), quanto ao sentido atribuído às forças de atrito sólido seco (atrito entre sólidos em contato e sem adição de fluido), mostra-se, a partir das concepções de senso comum apresentadas pelos alunos sobre este fenômeno, que a abordagem deste conteúdo específico nos livros analisados não contribui para que o modelo do aluno seja colocado em questão ou, até mesmo, contribui para reforçá-lo.Imprensa Universitária - UFSC2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 17 n. 1 (2000); 7-212175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781/6246Cunha, Altair LorencettiCaldas, Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:12:43Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6781Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:12:43Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
title Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
spellingShingle Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
Cunha, Altair Lorencetti
title_short Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
title_full Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
title_fullStr Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
title_full_unstemmed Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
title_sort Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série
author Cunha, Altair Lorencetti
author_facet Cunha, Altair Lorencetti
Caldas, Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereira
author_role author
author2 Caldas, Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Altair Lorencetti
Caldas, Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereira
description Este trabalho procura colocar em evidência elementos que subsidiem os professores de física, especialmente aqueles do ensino secundário, a apresentar e a definir o sentido das forças de atrito estático e cinético de forma a promover a evolução conceitual nos modos de raciocínio dos seus alunos sobre este fenômeno. Através de uma análise de conteúdo dos livros de ciências da 8a série indicados pelo MEC (Guia do livro didático 1999), quanto ao sentido atribuído às forças de atrito sólido seco (atrito entre sólidos em contato e sem adição de fluido), mostra-se, a partir das concepções de senso comum apresentadas pelos alunos sobre este fenômeno, que a abordagem deste conteúdo específico nos livros analisados não contribui para que o modelo do aluno seja colocado em questão ou, até mesmo, contribui para reforçá-lo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781/6246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 17 n. 1 (2000); 7-21
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570299236352