César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassalo, José Maria Filardo
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9799
Resumo: Neste trabalho vamos apresentar alguns aspectos da vida e da obra de César Lattes, um dos físicos brasileiros mais reconhecidos pela comunidade científica internacional, devido ao seu trabalho pioneiro, juntamente com Muirhead Occhialini, Powell e Gardner, que levou à descoberta, natural e artificial, do então méson pi, ocorrida em 1947- 1948. Destacamos, ainda, neste artigo, o papel desempenhado por Lattes no sentido de organizar uma escola de formação de físicos em várias regiões do Brasil: no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (RJ), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no Departamento de Raios Cósmicos, Cronologia, Altas Energias e Leptons do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da UNICAMP e, mais recentemente, na Universidade Federal de Mato Grosso. Em cada uma dessas instituições, Lattes organizou grupos de pesquisa de nível internacional, resultando dos mesmos pesquisas inéditas, como, por exemplo, os eventos do tipo bola-de-fogo (Mirim, Açu, Guaçu, Centauro, Mini-Centauro, Geminion e Chiron). Por fim, realçamos ainda as várias honrarias nacionais e internacionais recebidas por Lattes em virtude desse trabalho científico por ele realizado.
id UFSC-19_487a18e553911e4a75dd1d9c865d42a1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9799
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling César Lattes: um dos descobridores do então Méson PiNeste trabalho vamos apresentar alguns aspectos da vida e da obra de César Lattes, um dos físicos brasileiros mais reconhecidos pela comunidade científica internacional, devido ao seu trabalho pioneiro, juntamente com Muirhead Occhialini, Powell e Gardner, que levou à descoberta, natural e artificial, do então méson pi, ocorrida em 1947- 1948. Destacamos, ainda, neste artigo, o papel desempenhado por Lattes no sentido de organizar uma escola de formação de físicos em várias regiões do Brasil: no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (RJ), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no Departamento de Raios Cósmicos, Cronologia, Altas Energias e Leptons do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da UNICAMP e, mais recentemente, na Universidade Federal de Mato Grosso. Em cada uma dessas instituições, Lattes organizou grupos de pesquisa de nível internacional, resultando dos mesmos pesquisas inéditas, como, por exemplo, os eventos do tipo bola-de-fogo (Mirim, Açu, Guaçu, Centauro, Mini-Centauro, Geminion e Chiron). Por fim, realçamos ainda as várias honrarias nacionais e internacionais recebidas por Lattes em virtude desse trabalho científico por ele realizado.Imprensa Universitária - UFSC1990-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9799Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 7 n. 2 (1990); 133-1482175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9799/9035Bassalo, José Maria Filardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T12:56:02Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9799Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T12:56:02Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
title César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
spellingShingle César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
Bassalo, José Maria Filardo
title_short César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
title_full César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
title_fullStr César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
title_full_unstemmed César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
title_sort César Lattes: um dos descobridores do então Méson Pi
author Bassalo, José Maria Filardo
author_facet Bassalo, José Maria Filardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassalo, José Maria Filardo
description Neste trabalho vamos apresentar alguns aspectos da vida e da obra de César Lattes, um dos físicos brasileiros mais reconhecidos pela comunidade científica internacional, devido ao seu trabalho pioneiro, juntamente com Muirhead Occhialini, Powell e Gardner, que levou à descoberta, natural e artificial, do então méson pi, ocorrida em 1947- 1948. Destacamos, ainda, neste artigo, o papel desempenhado por Lattes no sentido de organizar uma escola de formação de físicos em várias regiões do Brasil: no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (RJ), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no Departamento de Raios Cósmicos, Cronologia, Altas Energias e Leptons do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da UNICAMP e, mais recentemente, na Universidade Federal de Mato Grosso. Em cada uma dessas instituições, Lattes organizou grupos de pesquisa de nível internacional, resultando dos mesmos pesquisas inéditas, como, por exemplo, os eventos do tipo bola-de-fogo (Mirim, Açu, Guaçu, Centauro, Mini-Centauro, Geminion e Chiron). Por fim, realçamos ainda as várias honrarias nacionais e internacionais recebidas por Lattes em virtude desse trabalho científico por ele realizado.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9799
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9799/9035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 7 n. 2 (1990); 133-148
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571626733568