Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandoval, J. D.
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Sandoval, J. Salinas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7703
Resumo: O trabalho, destinado a professores de Física de cursos de nível médio e universitário básico, propõe complementar o tratamento meramente descrito dos fenômenos de reflexão e refração da luz (a que parece se reduzir uma percentagem importante dos textos habituais nas referidas etapas educacionais), mediante uma instrução que, partindo das concepções prévias presentes no aluno, o conduza à problemática da interação da luz com a matéria como modo de procurar encontrar uma resposta aos questionamentos que suscitam tais fenômenos, introduzindo-o no estudo de um modelo básico que lhe será útil também para compreender os fenômenos da ótica física.
id UFSC-19_5c3c783e4a6e39815d8277f3a30a2af3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7703
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matériaO trabalho, destinado a professores de Física de cursos de nível médio e universitário básico, propõe complementar o tratamento meramente descrito dos fenômenos de reflexão e refração da luz (a que parece se reduzir uma percentagem importante dos textos habituais nas referidas etapas educacionais), mediante uma instrução que, partindo das concepções prévias presentes no aluno, o conduza à problemática da interação da luz com a matéria como modo de procurar encontrar uma resposta aos questionamentos que suscitam tais fenômenos, introduzindo-o no estudo de um modelo básico que lhe será útil também para compreender os fenômenos da ótica física.Imprensa Universitária - UFSC1990-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7703Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 7 n. 1 (1990); 21-302175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7703/14934Sandoval, J. D.Sandoval, J. Salinas deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T12:51:47Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7703Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T12:51:47Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
title Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
spellingShingle Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
Sandoval, J. D.
title_short Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
title_full Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
title_fullStr Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
title_full_unstemmed Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
title_sort Ótica geométrica: Introdução ao estudo da interação da luz com a matéria
author Sandoval, J. D.
author_facet Sandoval, J. D.
Sandoval, J. Salinas de
author_role author
author2 Sandoval, J. Salinas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandoval, J. D.
Sandoval, J. Salinas de
description O trabalho, destinado a professores de Física de cursos de nível médio e universitário básico, propõe complementar o tratamento meramente descrito dos fenômenos de reflexão e refração da luz (a que parece se reduzir uma percentagem importante dos textos habituais nas referidas etapas educacionais), mediante uma instrução que, partindo das concepções prévias presentes no aluno, o conduza à problemática da interação da luz com a matéria como modo de procurar encontrar uma resposta aos questionamentos que suscitam tais fenômenos, introduzindo-o no estudo de um modelo básico que lhe será útil também para compreender os fenômenos da ótica física.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7703
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7703/14934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 7 n. 1 (1990); 21-30
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571012268033