Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Pedro Alexandre Lopes de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Geiziane Silva, Benite, Claudio Roberto Machado, Benite, Anna M. Canavarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p420
Resumo: A nova geração da internet tem notoriamente se apresentado como fator decisivo nas tomadas de rumo da sociedade por meio da utilização de diversas ferramentas interativas, o que possibilita (re)construir conhecimento. Nela, tudo é cada vez mais dinâmico e a interação é cada vez mais natural, tanto em termos visuais, quanto em sua linguagem de programação. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial a Web 2.0, tem-se incorporado a processos educativos. Este artigo versa sobre a representação de modelos científicos utilizando aplicativos computacionais. Assim, planejamos e desenvolvemos um produto tecnológico (portal interativo), utilizando os recursos da Web 2.0 tendo em vistas sua utilização como ferramenta da ação mediada de ensino e aprendizagem de física. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de ciências/física e descrevemos suas funcionalidades. Esta é uma investigação que se caracteriza como uma pesquisa participante. Neste caso assumimos duas posições, pois representamos os professores de ciências que ensinam para a sociedade tecnológica e os membros desta sociedade tecnológica, isto é, representa-se a sala de aula de física condicionada por novas formas de comunicação a partir de posições definidas e legitimadas nesta estrutura social. Nossos resultados demonstram que a configuração do Ealuno permite diferentes meios de registro e representação da realidade que lhe confere utilidade na ação mediada, e esta utilidade está no poder de interatividade e no acesso a ambientes virtuais, permitindo oferecer aos usuários interação e motivação, para o processo de ensino-aprendizagem de física.
id UFSC-19_74923579644dfdee9e11892a2c58d143
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23029
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtualA nova geração da internet tem notoriamente se apresentado como fator decisivo nas tomadas de rumo da sociedade por meio da utilização de diversas ferramentas interativas, o que possibilita (re)construir conhecimento. Nela, tudo é cada vez mais dinâmico e a interação é cada vez mais natural, tanto em termos visuais, quanto em sua linguagem de programação. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial a Web 2.0, tem-se incorporado a processos educativos. Este artigo versa sobre a representação de modelos científicos utilizando aplicativos computacionais. Assim, planejamos e desenvolvemos um produto tecnológico (portal interativo), utilizando os recursos da Web 2.0 tendo em vistas sua utilização como ferramenta da ação mediada de ensino e aprendizagem de física. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de ciências/física e descrevemos suas funcionalidades. Esta é uma investigação que se caracteriza como uma pesquisa participante. Neste caso assumimos duas posições, pois representamos os professores de ciências que ensinam para a sociedade tecnológica e os membros desta sociedade tecnológica, isto é, representa-se a sala de aula de física condicionada por novas formas de comunicação a partir de posições definidas e legitimadas nesta estrutura social. Nossos resultados demonstram que a configuração do Ealuno permite diferentes meios de registro e representação da realidade que lhe confere utilidade na ação mediada, e esta utilidade está no poder de interatividade e no acesso a ambientes virtuais, permitindo oferecer aos usuários interação e motivação, para o processo de ensino-aprendizagem de física.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p42010.5007/2175-7941.2012v29nesp1p420Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 420-4472175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p420/22929Souza, Pedro Alexandre Lopes deOliveira, Geiziane SilvaBenite, Claudio Roberto MachadoBenite, Anna M. Canavarroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:49:57Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23029Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:49:57Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
title Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
spellingShingle Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
Souza, Pedro Alexandre Lopes de
title_short Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
title_full Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
title_fullStr Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
title_full_unstemmed Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
title_sort Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual
author Souza, Pedro Alexandre Lopes de
author_facet Souza, Pedro Alexandre Lopes de
Oliveira, Geiziane Silva
Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna M. Canavarro
author_role author
author2 Oliveira, Geiziane Silva
Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna M. Canavarro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Pedro Alexandre Lopes de
Oliveira, Geiziane Silva
Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna M. Canavarro
description A nova geração da internet tem notoriamente se apresentado como fator decisivo nas tomadas de rumo da sociedade por meio da utilização de diversas ferramentas interativas, o que possibilita (re)construir conhecimento. Nela, tudo é cada vez mais dinâmico e a interação é cada vez mais natural, tanto em termos visuais, quanto em sua linguagem de programação. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial a Web 2.0, tem-se incorporado a processos educativos. Este artigo versa sobre a representação de modelos científicos utilizando aplicativos computacionais. Assim, planejamos e desenvolvemos um produto tecnológico (portal interativo), utilizando os recursos da Web 2.0 tendo em vistas sua utilização como ferramenta da ação mediada de ensino e aprendizagem de física. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de ciências/física e descrevemos suas funcionalidades. Esta é uma investigação que se caracteriza como uma pesquisa participante. Neste caso assumimos duas posições, pois representamos os professores de ciências que ensinam para a sociedade tecnológica e os membros desta sociedade tecnológica, isto é, representa-se a sala de aula de física condicionada por novas formas de comunicação a partir de posições definidas e legitimadas nesta estrutura social. Nossos resultados demonstram que a configuração do Ealuno permite diferentes meios de registro e representação da realidade que lhe confere utilidade na ação mediada, e esta utilidade está no poder de interatividade e no acesso a ambientes virtuais, permitindo oferecer aos usuários interação e motivação, para o processo de ensino-aprendizagem de física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p420
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p420
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p420
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p420/22929
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 420-447
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572904947712